IndieLisboa: se há um problema resolve-se - TVI

IndieLisboa: se há um problema resolve-se

«Morgen» exibe o tema da imigração ilegal, mas não só

Relacionados
Em «Morgen», Marian Crisan filma a Europa a partir da Roménia, filma os êxodos populacionais, filma a imigração. Mas não só. Mas outros temas - associados a tudo isto, é certo - estão também presentes, como a intolerância, ou a indiferença, mas, sobretudo, a solidariedade.

São estas as várias reacções presentes nas passagens das fronteiras que este filme mostra como existentes em relação a uma realidade cada vez mais existente - como de facto acontece. «Nelu» é o protótipo do bom desconhecido cuja bonomia e interesse pelo que nem é tão próximo só tem rival no gosto pela pesca.

A vida pacata que leva conduzida pelo seu side-car agitada pelo mau humor da mulher «Florica» ganha uma nova ocupação com a queda no seu colo de um refugiado turco que quer chegar à Alemanha.

Não se podia esperar mais de quem não nos deve nada e ainda tem o telhado da casa para arranjar. «Nelu» não descansa enquanto não consegue passar aquele imigrante com quem acaba por se entender não pelas palavras, mas pelo objectivo que passa a uni-los.

Encenado num ambiente grave de adereços e cor- que as consequências para a tranquilidade de quem conhece toda a gente que conhece o que ele, «Nelu», faz só podem exponenciar-, Crisan faz contrabalançar a seriedade do que se passa com um tratamento anti-trágico desta situação dramática. E, de forma bem disposta, o episódio pitoresco do jogo de futebol expõe ainda mais a humanidade desta realidade cuja simples enunciação nos dias de hoje é já sinónimo de preocupação.

«Morgen», Marian Crisan, Roménia/França, 2010, 100`

Às 19h00 na Culturgest
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE