Audrey Hepburn morreu há 20 anos - TVI

Audrey Hepburn morreu há 20 anos

Ícone da moda e apoiante das causas humanitárias, a estrela de Hollywood distinguiu-se pelos papéis em «My Fair Lady» e «Uma Boneca de Luxo»

Foi por muitos considerada a mulher mais elegante do mundo, ícone da alta costura e uma das mais fulgurantes estrelas da era dourada de Hollywood. Audrey Hepburn morreu há 20 anos, a 20 de janeiro de 1993, com apenas 63 anos, mas deixou para trás uma vida cheia.

Sobreviveu à ocupação nazi da Holanda - terra natal da mãe -, foi modelo, estudou para ser bailarina, mas acabou por se tornar atriz e encantar William Wyler. O realizador rendeu-se ao seu teste para o papel da protagonista em «Férias em Roma» (1953) e, depois, seguiu-se a Academia, que lhe entregou o seu primeiro e único Óscar aos 24 anos.

A felicidade de Audrey foi uma constante no início da carreira, arrecadando vários papéis icónicos da história do cinema em apenas uma década. Foi Eliza Doolittle em «My Fair Lady» (1964), foi Sabrina no filme de Billy Wilder com o mesmo nome, que também se tornou no nome do tipo de sapatos rasos que a atriz usava no filme.

Mas o seu papel mais conhecido é, sem dúvida, Holly Golightly em «Boneca de Luxo», de 1961. A música «Moon River» foi escrita a pensar nela.

A partir do fim dos anos 1960, Hepburn começou a afastar-se do cinema para se dedicar à família. Os papéis foram ficando cada vez mais raros e, em 1988, a estrela de Hollywood encontrou uma missão - como Embaixadora para a Boa Vontade para UNICEF, Audrey dedicou o resto da sua vida às crianças carenciadas em África, na Ásia e na América do Sul.

A 20 de janeiro de 1993, na sua casa na Suíça, Audrey Hepburn acabou por sucumbir a um cancro. Mas como humanitária, como estrela de cinema, como ícone de uma era, continua a viver na memória de milhões de pessoas.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE