Morreu Peter Yates, o realizador de «Bullitt» - TVI

Morreu Peter Yates, o realizador de «Bullitt»

Frame de Bullitt

Cineasta inglês tinha 82 anos

O realizador e produtor Peter Yates morreu aos 82 anos, vítima de doença prolongada. O cineasta britânico era conhecido pela sua versatilidade e variedade de géneros filmados e está na história do cinema com, provavelmente, a mais famosa perseguição de carros em «Bullitt».

A estreia de Peter Yates aconteceu com o famoso «Summer Holliday» com Cliff Richard como protagonista em 1963 e desde então sucederam-se uma série de filmes que foram desde o drama romântico «John and Mary» (1969), o policial «The Friends of Eddie Coyle» («Selva Humana», 1972), a aventura em «The Deep» («O Abismo», 1977), ou o cinema fantástico com «Krull - Além da Imaginação» (1983).

Com «Os Quatro da Vida Airada» («Breaking Away», 1979) e «O Companheiro» («The Dresser», 1983), Peter Yates mereceu as nomeações para Melhor Realizador e Melhor Filme com ambas as obras. O filme mais famoso do realizador inglês é «Bullitt» (1968), onde Steve McQueen tem também uma das suas representações mais conhecidas.

Na década de 90, Yates continuou a fazer filmes para o grande ecrã, mas na última década tinha-se dedicado mais aos trabalhos para televisão.

Recorde uma cena de «Bullitt» que, como não podia deixar de ser, é a mais famosa perseguição de carros da história do cinema (cuja edição de Frank P. Keller mereceu o Óscar). São 10 minutos de silêncios, semblantes, expressões, chiar de pneus e roncar de motores:

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE