Falamos mais propriamente dos cenários.

«A oportunidade de conhecer um realizador e atores que admiro muito é a principal memória que guardo, assim como aquela frase que estava na parede do set: The most expensive words in cinema are 'keep on showing me things, I'll now it when I see it' (As palavras mais caras no cinema são 'continua a mostrar-me coisas, saberei o que quero quando o vir').»


seta atmosfera visual cuidada dos seus filmesCada filme é, assim, uma viagem a um universo singular, com uma linguagem estética muito própria







«Trabalhar com o Wes Anderson e com o Adam [Adam Stockhausen, diretor artístico] foi gratificante, primeiro porque falávamos a mesma linguagem e depois porque o trabalho foi ficando a cada dia mais detalhado. São pessoas que dedicam muito tempo ao pormenor de cada coisa, cada sombra, cada traço cada intensidade de luz.»

O pintor português, de 41 anos, esteve dois meses no set de rodagem, na Alemanha. Oito dos panéis que vemos no hall do hotel são da sua autoria, inspirados nas paisagens bucólicas da Bavaria do famoso pintor alemão Casper Friedriche.

Gonçalo explicou à TVI24 que trabalhar numa produção a este nível é gratificante, sim, mas requer exigência e profissionalismo.

«Quando estamos envolvidos neste tipo de projeto fazemos parte de uma equipa imensa, em que tudo tem prazos muito curtos e em que toda a gente conta com o nosso profissionalismo e capacidade de resposta.»

 


Esta não é, contudo, a estreia de Gonçalo no mundo da sétima arte

Wes Anderson é muito provavelmente um dos cineastas independentes mais populares da atualidade e, o ano passado, «O Grande Hotel de Budapeste», confirmou isso mesmo.

conciergeA ação decorre na fictícia República de Zubowska, durante a década de 1930. O elenco é de luxo e conta com Ralph Fiennes, Jeff Goldbum, Willem Dafoe, Edward Norton, Adrien Brody e Tilda Swinton. 



o favorito aos Óscares.

Gonçalo considera a «nomeação de um filme de comédia, uma mudança sempre positiva».

O pintor português não tem dúvidas: «Penso que sim, o filme vai ganhar a estatueta.»