Clássico português de 1923 estreia em Londres - TVI

Clássico português de 1923 estreia em Londres

Cinema (arquivo)

«Os Lobos» de Rino Lupo integra o II Festival de Cinema Português no Reino Unido

Passados 88 anos do seu lançamento, o filme «Os Lobos», de Rino Lupo, terá uma estreia britânica e um novo acompanhamento musical numa sessão especial este mês no centro de artes Barbican, em Londres.

O filme de 1923 será projetado pela primeira vez num ecrã britânico a 13 de Novembro, no âmbito do II Festival de Cinema Português no Reino Unido, que decorre de 10 a 30 deste mês.

Baseado numa peça de Francisco Lage e João Correia de Oliveira, «Os Lobos» foi filmado numa aldeia da Serra da Cabreira, cujo quotidiano baseado na tradição patriarcal é perturbado pela chegada de um marinheiro.

A película foi recentemente restaurada após a descoberta de uma cópia em França e este é considerado um dos clássicos do cinema mudo em Portugal, como destaca a agência Lusa.



A música de acompanhamento será completamente original: composta de propósito por Luís Soldado e executada pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, dirigido por Jorge Peixinho. «Porque é para um público britânico, inspirei-me em temas da música tradicional portuguesa mas à luz do século XXI», revelou o compositor à Lusa.



Este ano, o festival decorre em três salas da capital britânica e tem por tema a relação entre o cinema e a literatura portuguesa. A antestreia britânica de «Mistérios de Lisboa», adaptação do romance de Camilo Castelo Branco pelo chileno Raul Ruiz, abre o festival.



Do cartaz fazem parte as longas-metragens «Manhã Submersa», adaptação por Lauro António do romance de Virgílio Ferreira, «O Crime do Padre Amaro», adaptação pelo mexicano Carlos Carrera do livro de Eça de Queirós, «Filme do Desassossego», realizado por João Botelho e inspirado nos escritos do heterónimo pessoano Bernardo Soares.

«Uma Abelha na Chuva», dirigido por Fernando Lopes e adaptado do romance homónimo de Carlos de Oliveira, «Ensaio sobre a Cegueira», adaptação do livro de José Saramago e dirigido por Fernando Meirelles, e «A Costa dos Murmúrios», filme de Margarida Cardoso baseado no romance de Lídia Jorge são outros dos filmes programados.

Uma sessão de curtas-metragens inclui trabalhos de Inês Portugal, Jacinto Lucas Pires, Zepe, Gabriel Abrantes, Miguel Gomes, Joana Toste e Gonçalo Galvão Teles.
Continue a ler esta notícia