Melhor Atriz: cinco talentos para um Óscar - TVI

Melhor Atriz: cinco talentos para um Óscar

Naomi Watts, Jessica Chastain, Jennifer Lawrence, Emmanuelle Riva e Quvenzhané Wallis são as nomeadas

Relacionados
Entre as cinco atrizes nomeadas para os Óscares 2013 há dois recordes que são ao mesmo tempo estreias. Emmanuelle Riva, protagonista de «Amor», de 85 anos, é a mais velha atriz a concorrer a um Óscar. Quvenzhane Wallis, de nove anos, é a mais jovem nomeada de sempre. A primeira não tem mais filmes a sair, a segunda ainda agora está a começar.

Quvenzhane Wallis vive no Louisiana, Estados Unidos, e depois da sua participação em «Bestas do Sul Selvagem», no título original «The beasts of the southern wild», já tem pelo menos mais outros dois filmes a estrear em 2013. Um é uma curta-metragem, que se intitula «Boneshaker», mas o outro é um filme onde o seu talento estará ao lado de atores de renome. Trata-se do filme «Twelve Years a Slave», longa-metragem realizada por Steve McQueen (vencedor de BAFTA, Veneza, etc», que conta no elenco com atores como Brad Pitt e Michael Fassbender.

Emmanuelle Riva estrou-se no cinema nos anos 50 e o seu currículo junta mais de cinco dezenas de filmes e participações televisivas. Nascida em Vosges, França, decidiu ser atriz aos seis anos. Mas tem também outro talento: escreve poesia. A atriz nunca venceu um grande prémio (excepção feita ao Prémio de Melhor Atriz no European Film Awards com «Amor»), mas se vencesse o Óscar seria um presente de aniversário memorável, já que faz anos no dia em que a cerimónia de entrega das estatuetas se realiza em Hollywood, a 24 de fevereiro.

Para Naomi Watts esta é a segunda vez que recebe a chamada para os Óscares. A atriz deu nas vistas da academia com «O Impossível» («The Impossible»), e o mesmo aconteceu em 2004, quando foi nomeada na mesma categoria pelo seu desempenho em «21 Gramas».

Jessica Chastain convenceu como agente da CIA em «00h30: Hora Negra» («Zero Dark Thirty»), filme realizado por Kathryn Bigelow sobre a captura do líder terrorista da Al Qaeda, Osama Bin Laden. A californiana tem sido considerada uma das estrelas-revelação de Hollywood e foi nomeada para um Óscar no ano passado, como Melhor Atriz Secundária, pela sua interpretação em «As Serviçais».

Na corrida ao Óscar de Melhor atriz está também Jennifer Lawrence pela sua prestação em «Guia Para Um Final Feliz», um filme que foi uma das surpresas das nomeações deste ano. A atriz de 22 anos esteve nomeada em 2011 para um Óscar na mesma categoria, mas perdeu para Natalie Portman, que nesse ano concorria com «O Cisne Negro». Jennifer Lawrence, que foi considerada este ano a atriz mais sexy para a «Ask Men», tinha sido nomeada por «Despojos de Inverno». Será desta?
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE