Óscar Melhor Ator: dois veteranos favoritos ou uma escolha difícil? - TVI

Óscar Melhor Ator: dois veteranos favoritos ou uma escolha difícil?

Daniel Day-Lewis, Bradley Cooper, Joaquin Phoenix, Hugh Jackman, Denzel Washington são os nomeados

Relacionados
Daniel Day-Lewis é o ator principal do filme com mais nomeações para os Óscares, o que poderá indicar que será favorito entre os cinco selecionados deste ano. O protagonista de «Lincoln» e Denzel Washington, escolhido pelo seu desempenho em «Flight», são os veteranos desta corrida, pois já venceram dois Óscares.

Daniel Day-Lewis levou uma estatueta para casa em 1990 com o filme «O Meu Pé Esquerdo» e, mais recentemente, em 2008, por «Haverá Sangue». Já Denzel Washington foi o Melhor Ator Secundário com o filme «Tempo de Glória», em 1989, e Melhor Ator, em 2000, pelo seu papel em «Dia de Treino». Esta é a quinta nomeação de Day-Lewis e a sexta de Denzel Washington.

Steven Spielberg, realizador de «Lincoln», revelou recentemente que esteve dez anos à procura do ator ideal para o filme e, quando o encontrou, levou uma nega. Esta semana, durante a entrega dos prémios do New York Film Critics Circle, leu uma carta que Daniel Day-Lewis lhe escreveu a recusar o papel. Mas em vez disso o desmotivar, reescreveu o guião sobre o 16º presidente norte-americano, acabando por receber uma segunda rejeição do ator. A história continua, mas o entendimento, como se sabe, acabou por acontecer e com reconhecimento: 12 nomeações.

«Flight» é considerado pela crítica como um regresso em grande para o realizador Robert Zemeckis. Considerado um dos papéis mais complexos da carreira de Denzel Washington, o drama está também indicado para Melhor Argumento Original.

Joaquin Phoenix soma a sua terceira nomeação aos Óscares. A primeira indicação surgiu em 2000 com «Gladiador» e a segunda com «Johnny & June», cinco anos mais tarde. No elenco principal do filme de Paul Thomas Anderson, «O Mentor», «The Master», no título original, estão também Philip Seymour Hoffman e Amy Adams, ambos nomeados a Óscares pelos seus papéis secundários. Não deixa de ser curioso que esta nomeação tenha acontecido mesmo depois do ator ter dito numa entrevista à revista Interview que os Óscares são «uma treta». Ao que tudo indica, não houve ressentimentos por parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Hugh Jackman e Bradley Cooper estreiam-se nas nomeações aos Óscares. O protagonista de «Os Miseráveis» já disse que este foi o papel de sonho da sua carreira. Bradley Cooper, por seu turno, é o protagonista do filme que foi a maior surpresa das nomeações deste ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados