Spielberg quer o terceiro Óscar, Ang Lee procura o segundo - TVI

Spielberg quer o terceiro Óscar, Ang Lee procura o segundo

Prémio para Melhor Realizador será também disputado por estreantes nas nomeações, como Michael Haneke e Benh Zeitlin

Relacionados
Com Kathryn Bigelow («Zero Dark Thirty - 00h30 Hora Negra») de fora da corrida, Steven Spielberg («Lincoln») e Ang Lee («A Vida de Pi») são os únicos cineastas nomeados para o Óscar de Melhor Realizador que já triunfaram nesta categoria.

O norte-americano quer a terceira estatueta dourada depois dos êxitos em 1994 e 1999 com «A Lista de Schindler» e «O Resgate do Soldado Ryan». Com Abraham Lincoln, o presidente que aboliu a escravatura nos EUA, como figura central, «Lincoln» acompanha um dos períodos mais difíceis e mais importantes da história do país. Recebeu 12 nomeações.

O outro único nomeado que já saboreou a vitória nos Óscares é Ang Lee, que após «O Segredo de Brokeback Mountain», em 2006, procura agora o seu segundo prémio de Melhor Realizador com «A Vida de Pi». Um filme visualmente rico, mas que, apesar das 11 nomeações recebidas, falhou todas as categorias de interpretação.

Com a segunda nomeação para Melhor Realizador, David O. Russell é o responsável por aquele que poderá ser o filme surpresa dos Óscares. «Guia para um Final Feliz» está nomeado para oito prémios.

Benh Zeitlin («Bestas do Sul Selvagem») e Michael Haneke («Amor») são os dois estreantes nesta categoria, mas o cineasta austríaco poderá ter uma espécie de segunda oportunidade caso não vença o Óscar de Melhor Realizador. É que «Amor» é um dos principais favoritos ao troféu de Melhor Filme Estrangeiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados