«Pare, Escute, Olhe» de Jorge Pelicano estreia nas salas a 8 de Abril - TVI

«Pare, Escute, Olhe» de Jorge Pelicano estreia nas salas a 8 de Abril

«Páre escute e olhe», de Jorge Pelicano

Documentário sobre a desactivação da linha do Tua

O documentário de Jorge Pelicano «Pare, Escute, Olhe» vai estrear nas salas portuguesas no próximo dia 8 de Abril. Este filme retrata o isolamento das populações que foram afectadas pela desactivação da linha de caminhos de ferro do Tua, em Trás-os-Montes.

«Pare, Escute, Olhe» (de 2009) estreou em Outubro do ano passado nos festivais DocLisboa, onde conquistou os prémios de Melhor Documentário Português e de Melhor Montagem, e também no Cine Eco, em Seia, ganhando o Grande Prémio do Ambiente, o Grande Prémio da Lusofonia e o Prémio Especial da Juventude.

Com a ligação ferroviária entre Bragança e Mirandela desactivada em Dezembro de 1991, o realizador quis mostrar como «essa sentença acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal», como explicou e entrevista de 2009 à agência Lusa, explicando que o filme «é uma reflexão sobre o despovoamento e desertificação» provocados pelo encerramento progressivo da linha ferroviária do Tua.

«Pare, Escute, Olhe» está dividido em duas partes: as consequências para as pessoas que ficaram sem transporte ferroviário; a posição de quem ainda tem esse transporte e não quer de forma alguma perdê-lo.
Continue a ler esta notícia