Oliver Stone premiado em festival de cinema subversivo - TVI

Oliver Stone premiado em festival de cinema subversivo

Oliver Stone na antestreia de «Savages» em Los Angeles (foto:Reuters)

Cineasta norte-americano apresentou a sua nova série documental na Croácia

Relacionados
O realizador norte-americano Oliver Stone foi distinguido com um Prémio de Excelência, atribuído no Festival de Cinema subversivo, em Zagreb, em que se debatem problemas sociais, escreve a agência Lusa.

Stone foi a primeira pessoa a ser galardoada com o prémio «Wild Dreamer» no sexto Festival de Cinema subversivo anual, em Zagreb, no domingo.

«Estou especialmente orgulhoso por estar aqui para apresentar a série em dez episódios do "Untold History of the US"», disse o realizador, na noite de domingo, durante a cerimónia.

O produtor, de 66 anos, que arrecadou três óscares em «Platoon», «Nascido a 4 de Julho» e «O Expresso da Meia Noite», dirigiu filmes de vários géneros como «Nixon» ou «Assassinos Natos».

O documentário de Stone apresentado em Zagreb mostra os eventos mais negros da história dos Estados Unidos, desde a bomba atómica do Japão durante a Segunda Guerra Mundial até aos dias de hoje.

«Observo sempre uma grande autocrítica na Europa de Leste (...) e admiro isso, porque precisamos de um pouco mais nos Estados Unidos, um pouco mais para questionar o que somos capazes de fazer», afirmou Stone.

Mais de 300 realizadores, intelectuais, ativistas e escritores, incluindo o líder do principal partido da oposição grega Syriza (esquerda radical), o filósofo marxista esloveno Slavoj Zizek, e o historiador britânico paquistanês Tariq Ali participaram no festival que começou no dia 4 de maio.

De acordo com um comunicado, o festival tem como objetivo oferecer «espaço de análise política, social e cultural destinado a questionar e encontrar alternativas para desafiar e mudar as relações de poder local e global».
Continue a ler esta notícia

Relacionados