Onde estão os bilionários do filme? - TVI

Onde estão os bilionários do filme?

Festejos na favela onde vivem os actores infantis do filme «Slumdog Millionaire» (Quem quer ser bilionário?)

Crianças que protagonizam «Quem quer ser Bilionário?» continuam a viver na favela em Bombaim

Relacionados
O filme «Quem quer ser bilionário» ganhou oito Óscares, numa cerimónia marcada pelo glamour, mas a milhares de quilómetros de Hollywood, em Bombaim, Índia, as casas das pequenas estrelas do filme, continuam a ser pouco mais do que barracas numa favela. Azharuddin Mohammed Ismail, de 10 anos, o menino que encarna o irmão do protagonista do filme, vive numa tenda armada com tapumes e cobertores. A casa de Rubina Ali, de 9 anos, a pequena Latika, é uma barraca cor-de-rosa minúscula na margem de um esgoto que corre a céu aberto na rua.

A agência «Associated Press» conta que os cineastas estão a tentar ajudar as crianças que protagonizaram o filme, mas a fama repentina geraram ressentimento dentro das famílias e com os vizinhos, que questionam o porquê de não terem sido as suas crianças as escolhidas para o filme.

Veja como vivem as crianças do filme

O filme já lucrou mais de 10 milhões de dólares (perto de oito milhões de euros), mas a vida das crianças continua tão frágil quanto antes. «Ele é supostamente um herói no filme, mas veja como vive», diz a mãe de Azharuddin, sentada num banco de madeira apodrecida diante da tenda onde vivem.

O que os actores receberam

Os cineastas pagaram pelos 30 dias de trabalho das crianças, deram às famílias uma pequena ajuda mensal e abriram contas bancárias que Rubina e Azhar só poderão usar quando se formarem. E embora refiram que foi uma quantia substancial, não revelam o valor, com medo de tornar as crianças susceptíveis à exploração.

Dany Boyle, o realizador, conta que inicialmente a equipa hesitou em usar as crianças da favela no filme. «Uma parte de nós pensa que isso poderia ter efeito negativo nas suas vidas». Além do dinheiro, os responsáveis pelo filme consideram que a educação seria a melhor forma de ajudar Rubina e Azhar e arranjaram vagas para as crianas na Aseema, uma escola em inglês para crianças menos privilegiadas de Mumbai.

Conforme a popularidade do filme cresceu, a vida das crianças alterou-se. Jornalistas ocuparam a escola, forçando Rubina e Azhar a ficarem em casa. As famílias começaram a exigir mais, e a pedir dinheiro e casas novas», contou o produtor Christian Colson.

Todas as fotos do glamour da passadeira vermelha

Quando a cidade desmantelou o bairro de Azhar, o produtor enviou dinheiro para que a família comprasse uma casa nova. Ele não sabe o que fizeram ao dinheiro, mas a família permanece acampada numa tenda.

Mais preocupante, segundo ele, é que o compromisso dos pais de fazer com que os filhos se formem diminuiu. Então concordaram em comprar apartamentos e permitir que as famílias se mudem. Mas não transferirão a propriedade para os pais até que Rubina e Azhar terminem a escola aos 18 anos.

Segundo a «Associated Press», o estrelato já começa a distorcer o mundo de Rubina. As últimas aquisições da família são dois pequenos álbuns de fotos. Dentro estão retratos de Rubina usando um brilhante fato e sentada dentro de um helicóptero, pronto para seguir para um novo e estranho mundo de tapetes vermelhos e heróis de Bollywood.

Azhar comemorou seu aniversário recentemente comprando bolo e balões para os vizinhos. Agora queria comprar chocolates para os amigos, mas a mãe controla o dinheiro. «O dinheiro é meu e ela está a gastá-lo», grita a criança zangada.

Embora ambos os pequenos actores se sintam alvo de admiração pelos amigos, também confessam que todos querem as roupas boas que eles agora (às vezes) usam.
Continue a ler esta notícia

Relacionados