O filme «Visions of Ectasy» vai estar novamente disponível para visualização a partir desta semana no Reino Unido, depois de ter sido banido há 20 anos naquele país.

A película de 18 minutos de duração foi considerada imprópria e chocante para os espetadores, principalmente os mais religiosos. O filme centra-se na personagem de Santa Teresa de Ávila e as suas visões de Jesus Cristo, assim como de visões de sexo com outra mulher.

Uma das cenas consideradas mais chocantes do filme é quando a jovem freira se encosta a Jesus Cristo e o acaricia, quando este está pregado na cruz.

No passado mês de fevereiro, o filme tinha sido classificado para maiores de 18 anos de modo a assegurar que quando voltasse a estar disponível nas lojas britânicas seria mediante algumas restrições.

«Visions of Ectasy» foi até agora o único filme a ser banido no Reino Unido e, vinte de anos depois, vai voltar a estar disponível. Vários DVDs vão chegar às lojas a partir desta segunda-feira, uma reedição que coincide com a Semana Santa.

O filme vai estar disponível nas versões original e sem cortes.

A curta-metragem de Nigel Wingrove, estreou em 1989 e, desde então, a BBFA (British Board of Film Classification) proibiu o filme de passar no Reino Unido porque muitas pessoas pediram que fossem retiradas as cenas mais ofensivas.