Jane Birkin e André Téchiné marcam presença na 11ª Festa do Cinema Francês - TVI

Jane Birkin e André Téchiné marcam presença na 11ª Festa do Cinema Francês

Jane Birkin (foto Lusa)

Certame vai ser o palco de vinte antestreias a partir de 7 de Outubro

Relacionados
As actrizes Sandrine Bonnaire e Jane Birkin e o realizador André Téchiné vão estar na 11ª Festa do Cinema Francês. Cerca de vinte longas-metragens vão ter a sua antestreia na edição deste ano, que começa a partir de 07 de Outubro em seis cidades portuguesas.

A programação completa foi apresentada esta terça-feira em Lisboa, no Instituto Franco Português (IFP), entidade organizadora do festival dedicado ao cinema francês que este ano terá como palcos as cidades de Lisboa, Almada, Porto, Guimarães, Faro e Coimbra.

Segundo Elsa Cornevin, organizadora citada pela agência Lusa, vão realizar-se, até 9 de Novembro, 125 sessões de cinema em dez salas do país, concertos, ateliers, debates e encontros com três dezenas de personalidades do mundo da sétima arte francesa, incluindo realizadores e actores.

Este ano, destaca-se a presença da actriz Sandrine Bonnaire com o estatuto de «madrinha» da festa. Bonnaire foi convidada a escolher seis filmes marcantes da própria carreira para serem exibidos numa secção especial que lhe será dedicada.

Entre as películas contam-se «A nos Amours», realizado por Maurice Pialat (1983), «Mademoiselle», de Philippe Lioret (2000), ou «Elle s`apelle Sabine», documentário realizado por Sandrine, em 2008.

Jane Birkin também irá marcar presença na edição deste ano da Festa do Cinema Francês. A actriz protagoniza uma das vinte longas-metragens em antestreia em Lisboa, no cinema São Jorge a 08 de Outubro, o filme «36 vues sur le Pic Saint-Loup», de Jacques Rivette.

Entre os realizadores que estarão presentes no certame, André Téchiné contará com uma retrospectiva integral, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, onde será também exibido o seu mais recente trabalho, «La fille du RER» (2009).

Outra retrospetiva integral, também na Cinemateca, foca a obra do realizador e actor Pierre Étaix. O cineasta também virá a Lisboa, tal como os realizadores Pascal Chaumeil, Julie Lopes-Curval, Xavier Beauvois, Jean Becker, Florent de la Tullaye e Renaud Barret.

Da 11ª edição da Festa do Cinema Francês fazem ainda parte programas dedicados a curtas-metragens e às crianças e famílias, com a exibição do filme «Le Mulot Menteur/O Ratinho mentiroso», da realizadora Andréa Kiss e de Jean-Philippe Salvadori.

O certame abre a 07 de outubro, no Cinema São Jorge, com o filme «Le Concert» (2009), de Radu Mihaileanu, uma comédia dramática resultado de uma co-produção da França, Bélgica, Roménia e Itália.
Continue a ler esta notícia

Relacionados