Fernando Lopes: «Foi um dos maiores montadores do cinema português» - TVI

Fernando Lopes: «Foi um dos maiores montadores do cinema português»

Fernando Lopes

Realizador Seixas Santos recorda Fernando Lopes

Relacionados
O realizador Alberto Seixas Santos destacou hoje, em declarações à agência Lusa, que Fernando Lopes, falecido em Lisboa, aos 76 anos, «tinha um talento para a montagem quase inigualável» no cinema.

Fernando Lopes, que se encontrava internado no Hospital da Cruz Vermelha, deixa uma filmografia com mais de três dezenas de obras, além do trabalho realizado na RTP2, como diretor, e professor de cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

«Foi provavelmente um dos maiores montadores do cinema português e, como realizador, foi alguém que esteve sempre no cruzamento das várias decisões que se foram tomando sobre o que era melhor para o cinema português», avaliou Alberto Seixas Santos.

O realizador de «Brandos costumes» e «Mal» considerou Fernando Lopes «um dos nomes centrais no cinema novo português pelo trabalho como realizador, mas também por aquilo que fez por outros cineastas, sobretudo como diretor da RTP», cuja direção de programas Seixas Santos também assumiu, na década de 1980.

«Recordo-o como alguém extremamente caloroso, que se entusiasmava com o próprio trabalho e o dos colegas. Era tolerante e aberto, adaptava-se a todas as situações», apontou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados