A China também se rendeu ao filme «Quem Quer Ser Bilionário?», anunciando esta terça-feira que o grande vencedor da última edição dos Óscares vai estrear-se nas salas do país no final de Março ou início de Abril, noticia a agência Lusa.

A China decidiu importar o filme de Danny Boyle «porque o seu valor artístico ficou demonstrado pelos Óscares» e o tema é «positivo, saudável e inspirador», disse Weng Li, porta-voz da China Film Group Corporation.

No último domingo, «Quem Quer Ser Bilionário?» obteve oito Óscares da Academia de Cinema de Hollywood, entre os quais o de melhor filme e melhor realizador.

Na China, a importação de filmes é monopólio de Estado e obedece a quotas. Em 1994 eram só dez por ano, mas após a entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2001, passou para 20 e hoje está nos 40. A grande maioria das importações vem dos Estados Unidos.

«Quem Quer Ser Bilionário?» e os outros filmes nomeados para os Óscares já estão, contudo, disponíveis em Pequim há vários meses através de DVD piratas que custam no máximo 15 yuan (cerca de um euro e meio).
Redação / JCS