Os filmes «Cortina Rasgada», de Hitchcock, e «A Golpada», de George Roy Hill, vão ser projectados em Janeiro no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, no âmbito de um ciclo dedicado ao actor Paul Newman, escreve a Lusa.

O ciclo, que começa segunda-feira e se prolonga até 28 de Janeiro, compreende a exibição, na próxima terça-feira, de «Cortina Rasgada», filme de 1966 em que Paul Newman contracena com Julie Andrews.

«A Golpada», em que Newman actua com Robert Redford e que constitui um dos seus papéis mais emblemáticos, é apresentado a 12 de Janeiro, estando prevista para o dia seguinte a projecção de «Sombras no Futuro» (1989), de Roland Joffé.

O programa que o TAGV dedica ao actor e realizador norte-americano, que nasceu em 1925 em Cleveland e morreu em Setembro de 2008, arranca com a obra «O mais selvagem entre mil», realizada por Martin Ritt.

«O Grande Salto», rodado em 1994 pelos irmãos Joel e Ethan Cohen, em que entram também Tim Robbins e Jennifer Jason Leigh, é projectado a 27 de Janeiro.

O filme de Sam Mendes «Caminho para a Perdição», uma história passada no período da Grande Depressão (1931) nos Estados Unidos da América, com prestações de Paul Newman e Tom Hanks, culmina, no próximo dia 28, o ciclo do TAGV.

Paul Newman protagonizou mais de 50 filmes ao longo da sua carreira, iniciada na Broadway, e obteve o Óscar de melhor actor pelo desempenho em «A cor do dinheiro» (1986), do cineasta Martin Scorsese.
Redação / MM