Brasil aposta em «Tropa de Elite 2» para os Óscares - TVI

Brasil aposta em «Tropa de Elite 2» para os Óscares

«Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro» (Foto Divulgação Zon Lusomundo)

Bélgica escolhe thriller do estreante Michael R. Roskam

«Tropa de Elite 2» foi escolhido como o candidato pelo Brasil às nomeação de Melhor Filme Estrangeiro na edição dos Óscares 2012.

A saga do capitão Nascimento (Wagner Moura) foi vista no ano passado por 11 milhões de espetadores no Brasil tendo batido o anterior recorde de bilheteria cinema brasileiro que era detido há mais de 30 anos pelo filme «Dona Flor e Seus Dois Maridos».

A escolha foi anunciada pela secretaria do Audiovisual, vinculada ao ministério da Cultura, como refere a agência Lusa, adiantando que a longa-metragem realizada por José Padilha concorreu com outros 14 trabalhos, mas foi escolhida por unanimidade entre os membros do júri.

A Bélgica também já anunciou o seu candidato à corrida pelas nomeações e o escolhido é «Rundskop», a primeira longa-metragem de Michael R. Roskam, um thriller sobre crime e mafia.

«Rundskop» tem sido um sucesso de bilheteira na Bélgica, como refere o «The Hollywood Reporter», e surpreendeu ao ter batido na selecção belga o favorito «Le Gamin au Vélo» dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne.

«José e Pilar», de Miguel Gonçalves Mendes é o candidato português a estar entre os cinco nomeados para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, que serão conhecidos no dia 24 de Janeiro. A cerimónia de entrega das estatuetas douradas mais famosas do cinema realiza-se no dia 26 de Fevereiro.



Continue a ler esta notícia