«Amor» foi o grande premiado do Cinema Europeu - TVI

«Amor» foi o grande premiado do Cinema Europeu

Michael Hanek vence Palma de Ouro em Cannes (Lusa)

O filme DE de Michael Haneke ganhou seis dos quatro prémios

O realizador Michael Haneke, ganhou este sábado, o prémio de Melhor Diretor Europeu da Academia do Cinema da Europa. «Amour» foi considerada a melhor obra de 2012.

«Amor», o mais recente filme de Haneke, surge como o grande vencedor da 25º edição dos Prémios do Cinema Europeu. O filme conquistou quatro dos seis prémios para os quais estava nomeado, tendo sido distinguido na categoria de melhor filme, melhor realizador, melhor ator ( Jean-Louis Trintignant) e melhor atriz (Emmanuelle Riva).

Os prémios europeus de cinema consagraram os atores octogenários, personagens principais do filme «Amor». Trintignant e Riva são dois ícones do cinema francês, interpretam um casal de idosos que se confrontam com o envelhecimento e decidem pôr um ponto final ao mesmo tempo.



«Amour» ganhou há cinco meses a Palma de Ouro no Festival de Cannes e estreia-se esta semana em Portugal.

«Amor» foi distinguido na categoria de melhor filme e é a terceira vez que a Academia Europeia de Cinema premeia o trabalho de Haneke. O realizador venceu a categoria de melhor filme em 2005 com «Caché (2005)», «Fita Branca (2009)» e «Amour (2012)».
Continue a ler esta notícia