Cópia restaurada de «Aniki Bobó» regressa aos cinemas - TVI

Cópia restaurada de «Aniki Bobó» regressa aos cinemas

Manoel Oliveira (Lux)

Primeira longa-metragem de Manoel de Oliveira vai ser, pela primeira vez, lançada em versão DVD, que vai incluir também a curta-metragem documental «Douro, Faina Fluvial»

Relacionados
A primeira longa-metragem de Manoel de Oliveira, «Aniki Bobó», de 1942, foi restaurada e vai voltar ao grande ecrã na próxima quinta-feira, nas vésperas do 102.º aniversário do realizador.

De acordo com a Zon Lusomundo, o filme de Manoel de Oliveira será exibido em Lisboa e no Porto, numa nova versão restaurada e remasterizada, a partir de 8 de Dezembro, no mesmo dia em que será editado, pela primeira vez, em DVD.

A distribuidora avançou ainda que encomendou o restauro não só de «Aniki Bobó», mas também da curta-metragem documental «Douro, faina Fluvial» (1931), que será exibida nos cinemas em complemento à longa-metragem.

A edição de «Aniki Bobó» em DVD inclui o documentário em dose tripla, com a versão em cinema mudo, de 1931, com música de Luiz de Freitas Branco, de 1934, que será também exibida nos cinemas, e com música de Emmanuel Nunes, de 1994.

Manoel de Oliveira começou a rodar o seu primeiro filme, «Douro, Faina Fluvial», em 1929, com uma câmara oferecida pelo pai e com a ajuda do amigo e fotógrafo António Mendes.

O filme, um retrato do Porto e da ligação com o rio Douro, só estrearia a 19 de Setembro de 1931, em Lisboa ¿ no dia em que morreu Aurélio da Paz dos Reis, o pai do cinema português ¿ e foi vaiado pelo público.

Depois de fazer outras curtas-metragens, Manoel de Oliveira só estrearia a primeira longa a 18 de Dezembro de 1942, já depois de abandonar o automobilismo.

«Aniki Bobó» baseia-se no conto «Meninos milionários», de Rodrigues de Freitas, e centra-se protagonizado num grupo de crianças, como o Carlitos, a Teresinha e o Eduardinho, que personalizam, do ponto de vista da infância, os dilemas do ser humano, escolher entre o bem e o mal.

Manoel de Oliveira, o mais velho realizador do mundo ainda em actividade, cumpre 102 anos no dia 11 de Dezembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos