O filme «Mistérios de Lisboa», do realizador chileno Raúl Ruiz, baseado num romance de Camilo Castelo Branco, venceu este sábado o prémio para melhor realizador no festival de San Sebastian, em Espanha, anunciou a produtora de Paulo Branco.

Segundo a Lusa, o filme tem mais de quatro horas de duração e é um fresco da sociedade portuguesa de finais do século XIX, uma saga familiar camiliana.

O filme foi considerado pela imprensa espanhola como um dos favoritos ao prémio «Concha de Ouro», mas acabou por vencer a «Concha de Prata». O vencedor do prémio para Melhor filme acabou por ser «Neds», do escocês Peter Mullan.

«Mistérios de Lisboa» também foi apresentado no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, onde Paulo Branco elogiou Ruiz pela mestria em transformar «a teia camiliana num filme de dimensão universal e numa saga que a todos fascina».

O filme teve um orçamento de 2,5 milhões de euros e foi rodado em Portugal, tendo actores portugueses e estrangeiros. Do elenco português fazem parte, entre outros, Maria João Bastos,Ricardo Pereira e São José Correia.

«Mistérios de Lisboa» vai estrear nos cinemas portugueses em Outubro. O projecto também vai chegar à RTP, com a exibição de uma série de seis episódios, em 2011.

Veja a lista dos prémios da 58ª edição do Festival de San Sebastián:

Melhor Filme: «Neds», de Peter Mullan

Melhor Realizador: Raúl Ruiz, por «Mistèrios de Lisboa»

Melhor Actor: Conor Mc Carron, em «Neds»

Melhor Actriz: Nora Navas, em «Pa Negre»»

Melhor Argumento: Bent Hamer, por «Home for Christmas»

Prémio Especial do Júri: «Elisa K», de Judith Colell e Jordi Cadena

Menção Honrosa: «A Jamaâ»
Redação / AG