BAFTA 2013: «Argo» é o grande vencedor - TVI

BAFTA 2013: «Argo» é o grande vencedor

«Lincoln», de Steven Spielberg, voltou a ser o grande perdedor da noite.

Depois de ter saído triunfante nos Globos de Ouro, Ben Affleck voltou a ganhar os prémios para «Melhor Realizador» e «Melhor Filme», na edição de 2013 dos BAFTA. «Argo», realizado pelo ator americano, arrecadou ainda o prémio para «Melhor Montagem» e venceu «Lincoln», apontado como um dos favoritos nas principais categorias.

O filme de Steven Spielberg, sobre o presidente norte-americano, foi o grande derrotado da noite. Das 11 nomeações conseguidas, «Lincoln» conseguiu ganhar apenas uma: «Melhor Ator», para Daniel Day-Lewis. Este já é o seu quarto prémio da «British Academy of Film and Television Arts».

Outro dos muito nomeados, «A Vida de Pi», realizado por Ang Lee, não venceu qualquer das principais categorias da 66ª edição dos BAFTA. O filme, que conta a aventura de um rapaz e de um tigre perdidos no oceano, venceu apenas duas categorias técnicas: «Melhores Efeitos Especiais» e «Melhor Fotografia».

Anne Hathaway recebeu o BAFTA para «Melhor Atriz Secundária», pela sua interpretação como «Fantine», em «Os Miseráveis». O prémio principal na categoria feminina foi para Emanuelle Riva, do filme «Amor». O filme de Michael Haneke também conseguiu ganhar o prémio para «Melhor Filme De Língua Estrangeira».

«Django Libertado», de Quentin Tarantino, foi distinguido com dois prémios da academia britânica. «Melhor Argumento Original» (do próprio realizador norte-americano) e «Melhor Ator Secundário», para o ator Christoph Waltz, foram os conseguidos. O BAFTA para «Melhor Argumento Adaptado» foi atribuído para o filme norte-americano, «Guia Para Um Final Feliz».

A nova aventura do agente secreto «007», «Skyfall», ganhou o prémio para «Melhor Filme Britânico». A película realizada por Sam Mendes também conseguiu ganhar o BAFTA para «Melhor Música».

A edição dos óscares britânicos deste domingo atribui também prémios em categorias especiais. A jovem Juno Temple ganhou o BAFTA para a «Estrela Em Ascenção», um prémio votado pelo público britânico. O realizador britânico Alan Parker ganhou o «Fellowship Award», o prémio carreira escolhido pela academia britânica.

Os vencedores dos BAFTA 2013 são:

Melhor Filme - «Argo»

Melhor Realização - Ben Affleck, «Argo»

Melhor Ator - Daniel Day Lewis, «Lincoln»

Melhor Atriz - Emmanuelle Riva, «Amor»

Melhor Ator Secundário - Christoph Waltz, «Django Libertado»

Melhor Atriz Secundária - Anne Hathaway, «Os Miseráveis»

Melhor Argumento - Quentin Tarantino, «Django Libertado»

Melhor Argumento Adaptado - David O Russell , «Guia para um Final Feliz»

Melhores Efeitos Especiais - «A Vida de Pi»

Melhor Música - Thomas Newman, «Skyfall»

Melhor Fotografia - «A Vida de Pi»

Melhor Montagem - Willian Goldenberg, «Argo»

Melhor Sonoplastia - «Os Miseráveis»

Melhor Animação - «Brave - Indomável»

Melhor Caracterização - Lisa Westcott , «Os Miseráveis»

Melhor Guarda- Roupa - Jacqueline Durran, «Anna Karenina»

Melhor Curta-Metragem - «Swimmer»

Melhor Filme Britânico - «Skyfall»

Melhor Filme De Língua Estrangeira - «Amor»

Melhor Documentário: «Searching For Sugar Man»
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE