Humor truculento vence Fantasporto - TVI

Humor truculento vence Fantasporto

«Idiots & angels» vence Fantasporto

O Grande Prémio da Secção Oficial de Cinema Fantástico foi atribuído ao filme de animação «Idiots and Angels»

Relacionados
«Idiots and Angels» de Bill Plympton, «Moscow, Belgium» do belga Christophe Van Rompaey, e «Hansel & Gretel» do sul-coreano Phil-sung Yim são os principais vencedores o 29º Festival Internacional de Cinema do Porto, disse à Lusa fonte da organização.

O Grande Prémio da Secção Oficial de Cinema Fantástico foi atribuído ao filme de animação «Idiots and Angels», de Bill Plympton, um mestre da animação e do humor truculento.

O cineasta norte-americano tem duas nomeações para os Óscares, sendo conhecido sobretudo por filmes como «Guide Dog», «Hair High» e «I Married a Strange Person».

Outro dos vencedores da Secção Oficial de Cinema Fantástico é «Eden Lake» do britânico James Watkins, que obteve o Prémio da Melhor Realização e do Melhor Actor, para o jovem Jack O`Connell, o líder do gang de jovens que faz a vida negra a um casal de namorados.

Da Coreia do Sul chega «Hansel & Gretel», de Phil Sung-Yim, outro dos filmes em destaque nos Fantasporto 2009, concorrendo em duas secções, a Secção Oficial de Cinema Fantástico e a Orient Express.

Acabou por ganhar o Prémio Especial do Júri do Cinema Fantástico/Prémio Super Bock, além de ser considerado o Melhor Filme da Secção Oficial Orient Express, dedicada a filmes asiáticos.

Mais um prémio para Christophe Van Rompaey

A 19ª Semana dos Realizadores foi ganha por «Moscow, Belgium», de Christophe Van Rompaey (cineasta já multi-premiado no Fantasporto em edições anteriores), um drama do quotidiano com um toque terno de comédia e de romantismo, que foi uma das grandes revelações da Semana da Crítica de Cannes.

O alemão Wim Wenders, que está no Porto para ser homenageado com o Prémio Carreira, viu o júri da Semana dos Realizadores atribuir-lhe o Prémio Especial para o seu mais recente filme «Palermo Shooting».

O Prémio da Crítica foi para «Delta», de Kornel Mundruczo (Hungria), e o Prémio do Público foi para «The Wrestler», de Darren Aronofsky (EUA).

A selecção das secções competitivas do Fantasporto 2009 foi considerada uma das melhores de sempre pela crítica e pelo público do festival.

Os realizadores José Fonseca e Costa, nome grande do «cinema novo» português, o alemão Wim Wenders e o norte-americano Paul Schrader são hoje homenageados com o Prémio de Carreira na Sessão Oficial de Encerramento e Entrega de Prémios do 29º Fantasporto.

Todos os filmes premiados serão exibidos domingo no Rivoli

Fonte da organização referiu que um dos aspectos do Fantasporto, cujo orçamento é coberto em 80 por cento por patrocínios, é a presença de convidados e Imprensa com acesso a livre-trânsito, bem como de patrocinadores com acesso contratual a bilhetes-bónus para distribuição, o que limita a lotação do Rivoli e as receitas directas do festival por venda de bilhetes.

Apesar disso, o Fantas teve até 25 de Fevereiro 31 mil espectadores com bilhetes, devendo até ao fim do festival ultrapassar os 50.000 visitantes com bilhete.

Assim, pode-se considerar que cerca de 7.800 lugares disponibilizados foram usados mas não contabilizados para efeitos dos números oficiais de entradas.

A organização estima que se registará este ano uma subida de espectadores na ordem dos 20 a 25 por cento.

Uma estrutura de cerca de 200 pessoas esteve envolvida neste evento, que tem um orçamento global de cerca de quatro milhões de euros.

A 30ª edição do Fantasporto realizar-se-á entre 26 de Fevereiro e 6 de Março de 2010.
Continue a ler esta notícia

Relacionados