Conheça os principais candidatos ao Leão de Ouro - TVI

Conheça os principais candidatos ao Leão de Ouro

Darren Aronofsky dirige The Fountain - O Último Capitulo

Festival de Cinema da Mostra de Veneza realiza-se entre 27 de Agosto e 6 de Setembro

Relacionados
O mexicano Guillermo Arriaga, o japonês Takeshi Kitano e o norte-americano Darren Aronofsky são três dos 21 realizadores que este ano disputam o Leão de Ouro para o melhor filme no festival de cinema da Mostra de Veneza, entre 27 de Agosto e 6 de Setembro, noticia a Lusa.

Arriaga apresenta o seu primeiro trabalho como realizador de «The Burning Plain», protagonizado por Charlize Theron, Kim Basinger e Joaquim de Almeida.

Arriaga era até agora mais conhecido como o guionista da trilogia que catapultou para o êxito o seu compatriota Alejandro González Iñarritu: «Amor Cão» (2000), «21 Gramas» (2003) e «Babel» (2006).

«The Burning Plain» é uma história sobre a fronteira narrada de uma perspectiva diferente da habitual, uma vez que não se fala de imigração nem de narcotráfico mas, segundo o realizador, «de amor, de quatro histórias que se vão juntando».

Sem a pressão da competição, os irmãos Coen abrirão o certame com a sua nova comédia negra «Burn After Reading», com John Malkovich, George Clooney, Brad Pitt e Tilda Swinton nos principais papéis.

«Akires to Kame» (Aquiles e a tartaruga) é o filme com que o consagrado Takeshi Kitano vai tentar conquistar o seu segundo Leão de Ouro em Veneza. Ganhou o primeiro com «Hana-bi (Flores de fogo)», em 1997. Além de realizador, Kitano é também o protagonista do filme.

Estão em competição no festival três longas-metragens japonesas: a de Kitano, «Gake no ue no Ponyo», de Hayao Miyazaki, e «The Sky Crawlers», de Mamoru Oshii, estas duas últimas de animação.

Outro dos candidatos ao Leão de Ouro é o norte-americano Darren Aronofsky, com «The Wrestler», em que Mickey Rourke, há já um tempo afastado do grande ecrã, contracena com Marisa Tomei e Evan Rachel Wood.

À margem da competição, Abbas Kiarostami, o mais internacional dos realizadores iranianos, autor de filmes como «Através das oliveiras», mostra «Shirin», com um elenco de 115 actrizes, todas iranianas menos uma (francesa).
Continue a ler esta notícia

Relacionados