«Lawrence da Arábia» volta aos cinemas meio século depois - TVI

«Lawrence da Arábia» volta aos cinemas meio século depois

«Lawrence da Arábia»

Numa altura em que o filme de David Lean é exibido na nova versão restaurada, Omar Sharif recorda com gratidão a participação neste clássico do cinema

Relacionados
«Lawrence da Arábia» está de volta. Meio século depois da estreia, as salas UCI estão a exibir o filme de David Lean em cópia restaurada e digital.

É a oportunidade para ver, ou rever, a história do oficial britânico destacado para o Médio Oriente durante a Primeira Guerra Mundial.

Uma história que se tornou num clássico do cinema e que fez de Omar Sharif uma estrela internacional. Este é, por isso, um lançamento que o ator egípcio assinala com uma profunda gratidão.

«"Lawrence da Arábia" foi um filme tremendo. Obrigado, David Lean, pelo que fizeste por mim e por todas as pessoas no mundo do cinema. Penso que é um dos melhores entre os dez melhores filmes em todo o mundo», afirma Sharif numa nota de promoção desta nova versão do clássico.

Atualmente com 81 anos, o ator reconhece que a aposta de Lean acabou por ajudar a sua carreira de forma decisiva.

«Eu era um zé-ninguém, era um ator egípcio que não fazia nada de especial. E, graças ao David Lean, tornei-me numa celebridade importante. Odeio dizer isso (risos), mas foi o que aconteceu», diz.

Depois de participar em «Lawrence da Arábia», em que interpretou a personagem de Sherif Ali, Omar Sharif protagonizou «Doutor Jivago», em 1965, e fez parte dos elencos de filmes como «Funny Girl: Uma Rapariga Endiabrada» (1968) e «Hidalgo - O Grande Desafio» (2004).
Continue a ler esta notícia

Relacionados