«Fosso» apresenta-se na América do Norte - TVI

«Fosso» apresenta-se na América do Norte

Lu Ye, Wang Bing e Xu Cenzi no Festival de Veneza de 2010 (Foto Lusa/EPA Andrea Merola)

Filme do chinês Wang Bing é produzido por Francisco Villa-Lobos

O filme «Fosso», do chinês Wang Bing e produzido pelo português Francisco Villa-Lobos, tem a primeira apresentação na América do Norte, esta noite, na 35ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), no Canadá.

Depois da estreia mundial a 6 de Setembro, na bienal de Veneza, onde foi o «filme surpresa» da competição oficial e esteve na corrida ao «Leão de Ouro«, «Fosso» tem em Toronto, hoje e quinta-feira, as primeiras projecções na América do Norte.

A película aborda a vida de presos políticos nos chamados campos de reeducação mandados construir pelo antigo presidente chinês Mao Tsé-Tung, como informa a agência Lusa.

Assinado pelo chinês Wang Bing, que já obteve prémios por anteriores documentários, «Fosso» tem como produtores K. Lihong, Hui Mao, Wang Bing, Francisco Villa-Lobos e co-produtores Sébastien Delloye e Diana Elbaum.

Outra produção lusa, «Mistérios de Lisboa», realizada pelo chileno Raúl Ruiz, teve estreia mundial neste certame no passado domingo, evento em que estiveram presentes o produtor português Paulo Branco, os actores Maria João Bastos e Ricardo Pereira e o director de fotografia, André Szankowski.

Reconhecido como um mais importantes festivais de cinema no continente norte-americano, o TIFF decorre até ao dia 19 deste mês.
Continue a ler esta notícia