Fundação Gala-Salvador Dalí quer desmascarar a "Casa de Papel" - TVI

Fundação Gala-Salvador Dalí quer desmascarar a "Casa de Papel"

  • AM
  • 23 jan 2019, 12:00
La Casa de Papel

Uso da imagem do pintor vai ser regularizado e o seu uso na série espanhola pode estar em risco

Pode ser o fim da imagem de marca dos protagonistas da "Casa de Papel". A Fundação Gala-Salvador Dalí decidiu pedir aos serviços jurídicos para controlar o uso da imagem de Dali - criada em 1983 pelo próprio pintor - e regularizar o seu uso, avança o El País.

Segundo o jornal espanhol, com esta regularização da imagem de Dali as máscaras com a cara do pintor podem ter os dias contados, uma vez que o seu uso na série preocupa a Fundação porque desvirtua o objetivo da criação da mesma: o de fomentar, proteger e defender o legado e imagem de Salvador Dali.

Assim sendo, a Fundação diz que "qualquer pessoa que queira explorar qualquer dos direitos [imateriais derivados da obra e da pessoa de Salvador Dalí] tem de pedir autorização à Fundação".

"E se a fundação tiver conhecimento de que estes direitos foram violados, tenta reconduzir a situação, exigindo que sejam regularizados os usos não autorizados", avança fonte oficial ao jornal espanhol, acrescentando que a situação da série espanhola, que agora está nas mãos da Netflix, "é um pouco mais complexa".

A série de Álex Pina foi produzida pela Atresmedia, em colaboração com a Vancouver Media, para a Antena 3, tendo sido posteriormente comprada pela Netflix. A terceira temporada da série já está a ser rodada e tem estreia marcada para este ano.

Segundo a Atresmedia, ninguém da fundação entrou em contacto com eles para regular o uso da máscara, acrescentando que a "máscara é um desenho que recorda Salvador Dalí, mas o bigode pode ser usado por qualquer um, mesmo que Dalí o popularize".

Já a produtora Vancouver Media diz que "a decisão de utilizar a imagem de Dalí foi dos criadores" da série e teve o apoio do departamento jurídico. E, segundo fontes próximas da produtora, a imagem vai voltar a ser usada na terceira temporada.

"A série permitiu que o pintor seja conhecido em pontos do planeta que de outra forma teria sido complicado. É o melhor marketing para Dalí em todo o mundo".

Resta saber se a Fundação concorda ou não. 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE