Morreu a atriz Carrie Fisher, que interpreta a Princesa Leia da saga "Star Wars". A notícia, avançada pelo site TMZ, foi confirmada por um porta-voz da família, em comunicado. Carrie Fisher morreu esta terça-feira de manhã.

A atriz, de 60 anos, estava internada num hospital de Los Angeles, Estados Unidos, depois de na sexta-feira ter sofrido um ataque cardíaco. Estava a bordo de um avião que fazia a ligação entre Londres e Los Angeles e foi imediatamente assistida por um médico que viajava no mesmo voo.

No domingo, dia de Natal, a mãe e também atriz Debbie Reynolds disse no Twitter que a condição da filha era "estável" e agradeceu o apoio dos fãs.

Carrie Fisher, natural de Beverly Hills, Los Angeles, ficou conhecida por ter protagonizado a Princesa Leia dos filmes da saga "Star Wars".  

Este ano, a atriz lançou um livro em jeito de autobiografia, intitulado "The Princess Diarist", no qual revelou que teve um relacionamento com Harrison Ford, ator com quem contracena em "Star Wars". Fisher andou em digressão por vários países para promover o livro.

VEJA TAMBÉM: "Star Wars": Quando Han beijou a Leia pela primeira vez

 

Uma carreira que não se esgota em "Star Wars"

Filha do cantor Eddie Fisher e da atriz Debbie Reynolds, Carrie Fisher começou a carreira em 1973, com 17 anos, no espectáculo musical da Broadway "Irene", protagonizado pela mãe.

Estreou-se no cinema em 1975, no filme "Shampoo", de Hal Ashby, onde contracenou ao lado de nomes como Warren Beatty, Julie Christie e Goldie Hawn.

Dois anos depois, deu vida pela primeira vez ao papel pelo qual ainda hoje é conhecida, o de Princesa Leia, no filme de George Lucas "Star Wars", onde contracenou ao lado de Mark Hamill e Harrison Ford. O filme foi um sucesso mundial e acabou por dar origem a outros dois filmes.  

Apesar de terem sido os filmes de George Lucas que a catapultaram para a fama, a sua carreira não se esgota em "Star Wars". A atriz fez parte do elenco de "The Blues Brothers", de "When Harry met Sally" ou do filme de Woody Allen "Hannah and her Sisters".

E para além de atriz, Fisher também se dedicou à escrita, de romances e de guiões. O seu primeiro livro, "Postcards from Edge", foi adaptado para o cinema pelo realizador Mike Nichols. O filme é protagonizado por Meryl Streep e Shirley MacLaine.


As reações 

Os outros protagonistas de Star Wars, Harrison Ford e Mark Hamill, já reagiram à morte da colega.

Nas redes sociais, outras personalidades do entretenimento e admiradores da atriz têm reagido à notícia da morte de Carrie Fisher.