Morreu o ator Nelson Xavier - TVI

Morreu o ator Nelson Xavier

  • AR
  • 10 mai 2017, 14:17
Ator brasileiro Nelson Xavier

Artista brasileiro tinha 75 anos e lutava contra um cancro. “Fez tudo o que quis, do jeito que quis”, escreveu a filha no Facebook

O ator brasileiro Nelson Xavier morreu, esta quarta-feira de madrugada, em Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, mas o corpo será transferido para o Rio de Janeiro, onde deverá ser cremado na quinta-feira. O artista, tinha 75 anos e lutava contra um cancro. A filha do ator, Tereza Vilela Xavier, deu a notícia no Facebook. 

"Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre", escreveu.

Nelson Agostini Xavier nasceu a 30 de agosto de 1941, em São Paulo, e deixa um  legado de 50 anos de carreira. Tirou o cursou de direito, mas a paixão pela arte foi mais forte.

Iniciou a carreira no teatro, em meados da década de 1950, com peças como "Eles Não Usam Black-tie" (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, "Chapetuba Futebol Clube" (1959), de Oduvaldo Vianna Filho, "Gente como a Gente" (1959), de Roberto Freire, e "Julgamento em Novo Sol" (1962), de Augusto Boal.

Ator da Rede Globo, Nelson Xavier trabalhou em 24 telenovelas: de "Sangue de Areia", em 1967, a "Babilónia", em 2015.

Entre os muitos trabalhos de Nelson Xavier no cinema estão “O ABC do Amor” (1971), “Os Deuses e Os Mortos” (1970), É Simonal (1970), "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976) e ainda “A Queda” (1978), filme pelo qual foi distinguido com o Urso de Prata no Festival de Berlim.

Mas a interpretação mais marcante no grande ecrã foi a do médium “Chico Xavier” (2010), no filme de Daniel Filho com o mesmo nome. Na altura, o ator afirmou que interpretou ali o seu melhor papel. 

"Finalmente fiz o meu maior papel. Fui invadido por uma onda de amor tão forte, tão intensa, que levava às lágrimas”, contou Nelson Xavier. “Nenhuma das personagens que fiz mudou minha vida. O Chico fez uma revolução”.

O último trabalho de Nelson Xavier que poderá ser visto nas salas de cinema é “Comeback”, que lhe valeu a distinção de Melhor Ator no Festival do Rio de 2016. O filme estreia no próximo dia 25 de maio e, nele, o ator interpreta um assassino profissional.

Continue a ler esta notícia