Dois filmes portugueses premiados em Itália - TVI

Dois filmes portugueses premiados em Itália

Um deles foi realizado por estudantes de uma escola básica de Oliveira de Azeméis

Dois filmes portugueses foram premiados em Itália, no «The Spirits of the Earth International Film Festival», que decorreu em Castello della Rovere, Turim. São eles «Lágrimes de um Palhaço, de Cláudio Sá, e «Os Guardiões das Florestas», realizado por estudantes da Escola E/B 2.3 Bento Carqueja, de Oliveira de Azeméis, anunciou, esta quarta-feira, o Cine-Clube de Avança.

A distinção irá permitir aos realizadores receberem bolsas de estudo no valor de 12 mil euros na St. John International University, universidade americana que organiza anualmente o festival, que reúne filmes «preocupados com a sustentabilidade, a ecologia e a cultura», cita a Lusa..

No filme «Lágrimas de um Palhaço», «um velho palhaço preso na rotina procura, inesperadamente o caminho da liberdade». Ganhou o Prémio de Melhor Filme de Animação, sendo o primeiro prémio que o filme recebe no estrangeiro.

O Prémio para o Melhor Filme feito por estudantes foi atribuído então à curta-metragem de animação «Os Guardiões das Florestas», realizado por estudantes da Escola E/B 2.3 Bento Carqueja, de Oliveira de Azeméis.

Trata-se de um filme sobre a floresta e a sua salvaguarda, produzido ao longo do ano escolar numa oficina orientada por animadores do Cine-Clube de Avanca, em resultado da adaptação de uma obra literária de Evandro Morgado.

O Festival premiou ainda um documentário do realizador italiano Emanuele Caruso, uma ficção de Jan Sabol, da Eslováquia, e o filme “The Black Queen”, de Nisvet Hrustic, da Bósnia-Herzegovina.
Continue a ler esta notícia