Morreu o ator David Prowse, o primeiro Darth Vader de Guerra das Estrelas, anunciou o seu agente, neste domingo.

O ator britânico, de 85 anos, representou o icónico papel na trilogia original da saga. Morreu no sábado, vítima de doença prolongada.

We are very sad to have to inform you that Dave Prowse has passed away asked 85. Dave has been suffering for some time...

Publicado por Dave Prowse em  Sábado, 28 de novembro de 2020

David Prowse era culturista e atleta de levantamento de pesos quando foi contratado para representar Darth Vader, devido ao seu físico imponente (media 1,98 metros), mas o sotaque de Bristol, Inglaterra, não convenceu os produtores, que optaram por dar ao vilão a voz do ator norte-americano James Earl Jones.

O agente, Thomas Bowington, recordou que embora “Dave", como era conhecido, tenha ficado famoso por interpretar vários monstros, para ele e para todos aqueles que o conheciam e trabalharam com o ator “ele era um herói".

Que a força esteja com ele, sempre!", despediu-se Thomas Bowington.

A informação foi divulgada hoje na página do Facebook dedicada ao ator, onde o

“É uma perda que dói no coração de milhões de fãs em todo o mundo”, escreveu.

Segundo a edição 'online' do jornal The Guardian, o ator foi escolhido por George Lucas durante a audição para os papéis de Vader e Chewbacca devido ao seu físico atlético, tendo o produtor cinematográfico lhe dado a escolher entre os dois papéis. 

De acordo com o jornal, o ator, natural de Bristol, nascido em 1935, no Reino Unido, acabou por escolher vestir a pele de Vader e quando questionado sobre qual o motivo respondeu “toda a gente se lembra do vilão”.

Redação / CM