Morreu o ator de "Easy Rider" Peter Fonda - TVI

Morreu o ator de "Easy Rider" Peter Fonda

  • JFP
  • 17 ago 2019, 00:05
Peter Fonda na antestreia de «Guia Para Um Final Feliz» em Beverly Hills (Reuters)

Peter Fonda ficou internacionalmente conhecido com o papel no filme Easy Rider

O ator norte-americano Peter Fonda morreu esta sexta-feira aos 79 anos, avança a revista People.

Peter Fonda ficou internacionalmente conhecido com o papel no filme de 1969 Easy Rider.

Irmão de Jane Fonda, morreu vítima de problemas respiratórios, na sequência de um cancro de pulmão.

É com grande pesar que damos a notícia da morte de Peter Fonda”, escreve aquela revista, citando fonte da família. "Peter morreu pacificamente na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto, às 11:05 na sua casa em Los Angeles, rodeado da família".

O ator nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e fazia parte de uma família de artistas. O pai, Henry Fonda, também era ator, tal como a irmã Jane Fonda.

Estreou-se no cinema em 1963, no filme “Tammy and the Doctor”, mas a fama mundial chegou em 1969, com “Easy Rider”.

Considerado um dos filmes emblemáticos da contracultura norte-americana dos anos 60, “Easy Rider” foi escrito conjuntamente por Peter Fonda, Dennis Hopper, que o realizou, e Terry Southern, contando também com Jack Nicholson num papel secundário.

Filme de culto, conta a história de dois motociclistas protagonizados por Fonda e Hopper, que viajam pelos Estados Unidos em busca da liberdade pessoal.

Fonda participou em mais de uma centena de filmes, mas nunca ganhou um Óscar, apesar de ter sido nomeado duas vezes: em 1970, como coautor do argumento de “Easy Rider”, e em 1997, como melhor ator em “Ulee's Gold”.

O seu último filme, “The Last Full Measure”, com Samuel L. Jackson, Morgan Freeman e Laurence Fishburne, deverá estrear-se nos Estados Unidos no final de outubro.

Continue a ler esta notícia