“Gipsofila” de Margarida Leitão eleito Melhor Filme de festival do Peru - TVI

“Gipsofila” de Margarida Leitão eleito Melhor Filme de festival do Peru

Filme de Margarida Leitão premiado no Festival de Cinema de Turim

Júri do Festival Transcinema foi composto pela realizadora e editora peruana Fabiola Sialer e pelos realizadores Julio Hernández Cordón, da Guatemala, e Héctor Gálvez, do Peru

“Gipsofila”, de Margarida Leitão, venceu o prémio de Melhor Filme do Festival Transcinema, que terminou sábado, em Lima, no Peru, foi hoje divulgado pela Portugal Film, que distribui a obra.

O filme estreou-se na competição nacional do Fesival IndieLisboa deste ano, e recebeu, recentemente, o Prémio Especial do Júri para Melhor Filme da Competição Internacional de Documentários, no Festival de Turim, em Itália, e o de Melhor Documentário, no Festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra.

O júri do Festival Transcinema - Festival Internacional de Não-Ficção, foi composto pela realizadora e editora peruana Fabiola Sialer e pelos realizadores Julio Hernández Cordón, da Guatemala, e Héctor Gálvez, do Peru.

Segundo a sinopse divulgada pela produtora, “Gipsofila” é “o espaço pessoal de uma avó, visto pela câmara da sua neta, um ensaio sobre a sua memória através das palavras hesitantes de duas pessoas que se amam, que se filmam e que partilham o mesmo sangue”.

“Gipsofila” é “também a solidão de uma realizadora que, das ruas exteriores onde a vida se vislumbra ao longe, encontra, em escuros corredores, um lugar para criar o seu cinema e filmar uma herança que talvez se julgasse perdida: as histórias que deram origem à sua família e que alimentam, hoje, o seu olhar e o seu desejo de futuro".

 
Continue a ler esta notícia