A distribuidora Atalanta Filmes anunciou esta terça-feira que vai repor nas sessões da meia-noite do cinema King, em Lisboa, filmes de Ingmar Bergman e de Michelangelo Antonioni, em homenagem aos dois realizadores falecidos segunda-feira, escreve a agência Lusa.

«Na semana em que o cinema perde dois dos seus mais vitais autores, Ingmar Bergman e Michelangelo Antonioni», o cinema King, em Lisboa, repõe nas sessões da meia-noite, «Saraband», o último filme do cineasta sueco, e «dois filmes míticos» de Antonioni, «Blow Up - História de um Fotógrafo» e «Profissão: Repórter», indica um comunicado da distribuidora.

Em «Saraband», Bergman retoma, 30 anos depois, as personagens que Liv Ullman e Erland Josephson interpretaram em «Cenas da Vida Conjugal».

O filme será reposto nos dias 3, 4 e 6 de Agosto à meia-noite.

«Profissão: Repórter», um filme de 1975, com Jack Nicholson e Maria Schneider, conta a história de um jornalista que troca de identidade com um homem morto.

Em «Blow Up», o outro filme de Antonioni, um fotógrafo consegue, a partir de uma série de fotos de um casal tiradas num parque, descobrir um crime.

Os dois filmes de Antonioni serão exibidos nos mesmos dias 3, 4 e 6 de Agosto, «Profissão: Repórter» às 00:15 e «Blow up» às 00:30.

Ingmar Bergman e Michelangelo Antonioni, consagrados internacionalmente como dois grandes mestres do cinema europeu, morreram segunda-feira, o primeiro de manhã, em Faarö, na Suécia, o segundo ao fim do dia, em Roma.