Cinebox: a caminho dos Óscares, a ausência de mulheres nomeadas dá que falar - TVI

Cinebox: a caminho dos Óscares, a ausência de mulheres nomeadas dá que falar

  • AM
  • 30 jan 2020, 15:42

A mais recente adaptação de "Mulherzinhas" tem seis nomeações para os Óscares, incluindo melhor filme mas excluindo melhor realização. O que tem levantado críticas à ausência de Greta Gerwig na lista da academia de Hollywood

A caminho dos Óscares, os nomeados em todas as categorias já cumpriram a tradição do almoço antes da festa. A ausência de mulheres nomeadas para o Óscar de Melhor Realização continua a dar que falar. Para a atriz Carey Mulligan, é a prova de que o sistema da Academia de Hollywood não é justo.

A mais recente adaptação do clássico da literatura norte-americana "Mulherzinhas" tem seis nomeações para os Óscares, incluindo melhor filme mas excluindo melhor realização. O que tem levantado críticas à ausência de Greta Gerwig na lista da academia de Hollywood.

Já na sátira da Segunda Guerra Mundial, o protagonista é um rapaz que tem um amigo imaginário chamado Adolf Hitler. É uma história improvável, divertida e inspiradora e daí as seis nomeações de "Jojo Rabbit", incluindo melhor filme e melhor argumento adaptado.

E, em Portugal, foi a vez da consagração de uma cineasta portuguesa ao mais alto nível.

A curta-metragem portuguesa "Tio Tomás, a contabilidade dos dias" ganhou o prémio Annie - que equivale ao Óscar no Cinema de Animação. É mais um reconhecimento internacional para Regina Pessoa que se inspirou nas memórias de infância para contar a história do Tio Tomás em 13 minutos.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE