Nascido em Nova Iorque, em dezembro de 1922, numa família de imigrantes romenos, Stan Lee - Stanley Martin Lieber - começou a trabalhar na Timely Comics, pouco antes de este grupo de publicações lançar o primeiro número da Marvel, em outubro de 1939.

O sucesso inicial fez com que depressa passasse a diretor criativo, assumindo o controlo artístico da empresa que, mais tarde, viria a adotar a designação de Marvel, um dos seus primeiros títulos.

Em 1972, depois de um longo percurso como redator principal, tornou-se editor e diretor editorial da Marvel, à qual acabaria por presidir.

Escritor, argumentista e criador de personagens como Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Capitão América e Quarteto Fantástico (Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e Coisa), Stan Lee morreu na segunda-feira de manhã, em Los Angeles, aos 95 anos.

Foram muitos os atores que partilharam fotografias e mensagens em homenagem a Stan Lee, entre eles Hugh Jackman, Robert Downey Jr., Chris Evan, Chris Hemsworth, Mark Rufallo, Tom Holland, entre outros.

Hugh Jackman, o ator que deu vida ao super-herói “Wolverine” na série de filmes “X-Men”, deixou uma mensagem na sua conta oficial do Twitter onde diz ter "orgulho de ter tido um pequeno papel no seu legado e de ter ajudado a dar vida a uma das suas personagens.”

“Perdemos um génio criativo. Stan Lee era uma força pioneira no universo dos super-heróis", acrescenta.

No Instagram, onde partilhou uma fotografia onde aparece ao lado de Stan Lee, o ator Robert Downey Jr., que desempenhou a personagem de “Homem de Ferro”, escreveu: “Devo-te tudo. Descansa em Paz, Stan”.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

I owe it all to you,,, Rest In Peace Stan... #MCU #Excelsior #legend #rip #stanlee #TeamStark

A post shared by Robert Downey Jr. (@robertdowneyjr) on

Já Chris Evans, o conhecido “Capitão América”, escreveu no Twitter que “não haverá outro Stan Lee.”

“Ao longo de décadas ele proporcionou, tanto a novos como a velhos, aventura, escape, conforto, confiança, inspiração, força, amizade e alegria. Ele exalava amor e bondade e deixará uma marca indelével em tantas, tantas, tantas vidas. Excelsior! [palavra em latim que significa grandioso, majestoso, incrível superior e era muitas vezes usada por Stan Lee, chegando mesmo a dar nome a um grupo de heróis do universo Marvel]”, lê-se na publicação.

Chris Hemsworth, o ator que deu vida a Thor no cinema, partilhou no Instagram uma fotografia de Stan Lee a usar o capacete e o martelo que caracterizam a personagem.

“Descansa em Paz, meu amigo. Obrigada pelas incríveis aventuras nas quais as tuas histórias nos levaram a todos. O meu amor e apoio para todos os teus amigos e família”.

 

Mark Rufallo, ator que deu vida ao “O Incrível Hulk” lembrou Stan Lee em duas publicações no Twitter, uma das quais com uma fotografia onde surge ao lado de Scarlett Johansson (que interpretou a Viúva Negra), Robert Downey Jr e Chris Hemsworth.

“Triste, triste dia. Descansa em Poder, tio Stan. Fizeste do mundo um sítio melhor através do poder da mitologia moderna e do teu amor por esta coisa confusa de se ser humano. Deixas-nos sermos extra-humanos...até super-humanos. Sinto-me profundamente honrado por sido uma pequena parte da constelação Stan Lee.”

Também um dos atores que deu vida a “Homem-Aranha” dedicou uma publicação no seu Instagram ao presidente e criador de várias personagens da Marvel.

“Quantos milhões de nós estão em dívida para com este homem, nenhum mais do que eu. O pai da Marvel fez várias pessoas incrivelmente felizes. Descansa em Paz, Stan.”

Entre os vários atores e atrizes que vestiram a pele de personagens da Marvel no cinema e usaram as redes sociais para lamentarem a morte de Stan Lee estão ainda Ryan Reynolds, Zoe Saldana, Angela Bassett, Tom Hardy, Evangeline Lilly, Chris Pratt, Benedict Cumberbatch e Josh Brolin.