Morreu a atriz Maria Cabral - TVI

Morreu a atriz Maria Cabral

Maria Cabral

Atriz portuguesa ficou conhecida pelas suas participações nos filmes “O Cerco" (1970), "O Recado" (1972), "Vidas" (1984), "Um Adeus Português" (1986) e "No Man’s Land" (1985)

A atriz portuguesa de cinema e teatro Maria Cabral morreu no sábado, em Paris, aos 75 anos, informou esta madrugada a Academia Portuguesa de Cinema.

“O Cerco" (1970), "O Recado" (1972), "Vidas" (1984), "Um Adeus Português" (1986) e "No Man’s Land" (1985) foram alguns dos filmes em que participou.

“Maria Cabral foi rosto e símbolo do Novo Cinema Português”, disse a Academia Portuguesa de Cinema, através da sua página de Facebook, onde lamenta, “com grande tristeza”, a morte da atriz.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou condolências à família da atriz Maria Cabral, “rosto emblemático” do cinema, que morreu no sábado, aos 75 anos.

Nenhum outro ator ganhou, com uma obra tão breve, um estatuto tão icónico no cinema português”, salientou Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem publicada no sítio da Presidência da República Portuguesa na internet.

Da carreira da atriz, o Presidente da República lembra “particularmente ‘O Cerco’, de António da Cunha Telles, filme no qual Maria Cabral ajudou a prolongar a tentativa fugaz, mas decisiva de um ‘cinema novo’”.

Foi um rosto emblemático do nosso tempo, deixando-nos a imagem de uma mulher luminosa e irreverente, inquieta e livre”, lê-se na mensagem.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE