Vencedor dos principais prémios nos Globos de Ouro e nos Bafta, "Nomadland", o filme de Chloé Zhao, protagonizado por Frances McDormand, sobre uma mulher que decide deixar tudo para trás e viver numa autocaravana em permanente viagem pela América, tem tudo para, este domingo, ganhar o Óscar de melhor filme.
Essa parece ser também a opinião da maioria dos críticos de cinema que colocam ainda Frances McDormand como a grande favorita ao prémio de melhor atriz. A vitória de "Nomadland" - que está neste momento em exibição nos cinemas em Portugal - só seria ainda mais completa se Chloé Zhao levasse para casa o Óscar de melhor realização.
Esta é a primeira vez que há duas mulheres nomeadas nesta categoria: a outra nomeada é Emerald Fennell. Conhecemo-la sobretudo como atriz (é a Camilla de "The Crown"), argumentista e produtora (da série "Killing Eve"), mas Fennell estreia-se agora na realização de uma longa-metragem com “Uma Miúda com Potencial”, filme protagonizado por Carey Mulligan.
Na lista de nomeados para melhor filme há dois filmes produzidos pela Netflix: "Mank" do veterano David Fincher (também nomeado como realizador) e "Os 7 de Chicago" de Aaron Sorkin (que está nomeado naquela que é "a sua praia", a categoria de argumento original).
E já que falamos dos realizadores estreantes é preciso deixar ainda aqui uma palavra para o dramaturgo Florian Zeller que se estreia atrás das câmaras com o fabuloso "O Pai", protagonizado por Anthony Hopkins, e outra para Darius Marder, que antes de "The Sound of Metal" só tinha realizado um documentário. Este filme - que pode ser visto na Amazon Prime - tem sido menos falado mas não é por acaso que Riz Ahmed está nomeado para melhor ator pela sua interpretação de um baterista que fica surdo.
As categorias de interpretação são sempre das mais renhidas e este ano não é exceção. Além dos dois já referidos, a competição masculina tem Chadwick Boseman, o ator falecido em agosto do ano passado. Os especialistas garantem que o Óscar irá para Boseman ou Hopkins.
Entre as mulheres, além de Frances McDormand e Carey Mulligan, há quem aposte em Viola Davis, que mostra todo o seu poder a transformar-se na cantora de blues Ma Rainey, ou em Vanessa Kirby, no melodrama "Pieces of a Woman".
Confira a lista de todos os nomeados para a cerimónia de entrega dos Óscares que se realiza na madrugada deste domingo para segunda-feira:
Melhor filme
- “O Pai”
- “Judas and the Black Messiah”
- “Mank”
- “Minari”
- “Uma Miúda Com Potencial”
- “Nomadland – Sobreviver na América”
- “Sound of Metal”
- “Os 7 de Chicago”
Melhor atriz
- Viola Davis, em “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
- Andra Day, em “Os Estados Unidos vs. Billie Holiday”
- Vanessa Kirby, em “Pieces of a Woman”
- Frances McDormand, em “Nomadland – Sobreviver na América”
- Carey Mulligan, em “Uma Miúda Com Potencial”
Melhor ator
- Chadwick Boseman, em “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
- Gary Oldman, em “Mank”
- Steven Yeun, em “Minari”
- Anthony Hopkins, em “O Pai”
- Riz Ahmed, em “Sound of Metal”
Melhor atriz secundária
- Maria Bakalova, em “Borat Subsequent Film”
- Glenn Close, em “Lamento de uma América em Ruínas”
- Olivia Colman, em “O Pai”
- Amanda Seyfried, em “Mank”
- Youn Yuh-jung, em “Minari”
Melhor ator secundário
- Daniel Kaluuya, em “Judas and the Black Messiah”
- LaKeith Stanfield, em “Judas and the Black Messiah”
- Paul Raci, em “Sound of Metal”
- Sacha Baron Cohen, em “Os 7 de Chicago”
- Leslie Odom Jr., em “Uma Noite em Miami”
Melhor realização
- Chloé Zhao, com “Nomadland – Sobreviver na América”
- David Fincher, com “Mank”
- Lee Isaac Chung, com “Minari”
- Emerald Fennell, com “Uma Miúda com Potencial”
- Thomas Vinterberg, com “Another Round”
Melhor argumento original
- Emerald Fennell, com “Uma Miúda com Potencial”
- Will Berson e Shaka King, com “Judas and the Black Messiah”
- Lee Isaac Chung, com “Minari”
- Abraham Marder, Darius Marder e Derek Cianfrance, com “Sound of Metal”
- Aaron Sorkin, com “Os 7 de Chicago”
Melhor argumento adaptado
- Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Dan Swimer, Peter Baynham, Erica Rivinoja, Dan Mazer, Jena
- Friedman, Lee Kern e Nina Pedrad, por “Borat Subsequent Moviefilm”
- Chloé Zhao, por “Nomadland – Sobreviver na América”
- Christopher Hampton e Florian Zeller, por “O Pai”
- Kemp Powers, por “Uma Noite em Miami…”
- Ramin Bahrani, por “O Tigre Branco”
Melhor filme internacional
- “Another Round”, de Thomas Vinterberg (Dinamarca)
- “Better Days” (Hong Kong)
- “Collective”, de Alexander Nanau (Roménia)
- “The Man Who Sold His Skin” (Tunísia)
- “Quo Vadis, Aida?”, de Jasmila Žbanić (Bósnia Herzegovina) Deux e de Filippo Meneghetti (França)
Melhor filme de animação
- “Wolfwalkers”
- “Soul – Uma Aventura com Alma”
- “Bora Lá”
- “Para Além da Lua”
- “A Ovelha Choné 2”
Melhor documentário
- “Collective”
- “Crip Camp”
- “The Mole Agent”
- “My Octupus Teacher”
- “Time”
Melhor fotografia
- “Os 7 de Chicago”
- “Mank”
- “Judas and the Black Messiah”
- “Notícias do Mundo”
- “Nomadland – Sobreviver na América”
Melhor design de produção
- “O Pai”
- “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
- “Mank”
- “Notícias do Mundo”
- “Tenet”
Melhor montagem
- “Nomadland – Sobreviver na América”
- “Sound of Metal”
- “Os 7 de Chicago”
- “O Pai”
- “Uma Miúda com Potencial”
Melhor caracterização
- “Emma”
- “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
- “Lamento de uma América em Ruínas”
- “Pinóquio”
- “Mank”
Melhor guarda-roupa
- “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
- “Mank”
- “Emma.”
- “Mulan”
- “Pinóquio”
Melhores efeitos visuais
- “Love and Monsters”
- “Mulan”
- “The One and Only Ivan”
- “Tenet”
- “O Céu da Meia-Noite”
Melhor som
- “Mank”
- “Greyhound”
- “Notícias do Mundo”
- “Soul – Uma Aventura com Alma”
- “Sound of Metal”
Melhor banda sonora original
- “Da 5 Bloods – Irmãos de Armas”
- “Soul – Uma Aventura com Alma”, Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste
- “Notícias do Mundo”, James Newton Howard
- “Minari”, Emile Mosseri
- “Mank”, Trent Reznor e Atticus Ross
Melhor canção original
- “Speak Now”, de “Uma Noite em Miami…”
- “Io Si [Seen], de “Uma Vida à Sua Frente”
- “Husavik (My Hometown)”, de “Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga”
- “Fight For You”, de “Judas and the Black Messiah”
- “Hear My Voice”, de “Os 7 de Chicago”
Melhor curta-metragem de imagem real
- “The Letter Room”
- “Feeling Through”
- “The Present”
- “Two Distant Strangers”
- “White Eye”
Melhor curta-metragem documental
- “Colette”
- “A Concerto Is a Conversation”
- “Do Not Split”
- “Hunger Ward”
- “A Love Song for Natasha”
Melhor curta-metragem de animação
- “If Anything Happens I Love You”
- “Yes People”
- “Opera”
- “Burrow”
- “Genius Loci”