FC Porto retifica informação sobre ex-empresa de Alexandre Pinto da Costa - TVI

FC Porto retifica informação sobre ex-empresa de Alexandre Pinto da Costa

Besiktas-Hapoel Beer Sheva (Lusa)

Errata relacionada com uma comissão de 244 mil euros pela saída de Aboubakar

O FC Porto enviou esta quarta-feira uma Errata para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), relacionada com o Relatório e Contas Consolidado do 1º semestre de 2016/2017, divulgado na noite de terça-feira.

A mudança está relacionada com a Energy Soccer, a antiga empresa de Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente do FC Porto.

No Relatório, os dragões mencionavam um valor global de 244.375 euros pela comissão de intermediação da cedência temporária de Aboubakar. Recorde-se que o avançado camaronês foi cedido ao Besiktas até final da época, com o clube turco a revelar posteriormente que já existe acordo para a transferência definitiva. Pelo empréstimo, o Besiktas anunciou ter pago 2,5 milhões de euros.

Eis a informação inicial constante no Relatório:

«Adicionalmente, durante o período de seis meses findo em 31 de dezembro de 2016 foram realizadas transações com membros íntimos da família do pessoal-chave da gerência (administradores) conforme preconizado na IAS 24, representadas pela Energy Soccer, Lda. (“Energy Soccer”), sociedade detida em 60% por Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente do Conselho de Administração da FCP, SAD, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. 

As transações efetuadas com a Energy Soccer no período de seis meses findo em 31 de dezembro de 2016, ascendendo a um valor global de 244.375 Euros, são relativas à comissão de intermediação na cedência temporária dos direitos desportivos do jogador Vincent Aboubakar. Destas transações está pendente, a 31 de dezembro de 2016, um saldo total de 150.291 Euros.»

Esta quarta-feira, o FC Porto retificou a informação, que já que Alexandre Pinto da Costa alineou a sua quota de 60 por cento da Energy Soccer a 6 de dezembro de 2016. Algo que a empresa já tinha anunciado em janeiro de 2017.

«A menção à empresa Energy Soccer, Lda foi retirada, uma vez que Alexandre Pinto da Costa, filho do Presidente do Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, deixou de ter qualquer participação na referida sociedade, de acordo com a carta anexa», explicam os dragões.

Refira-se que a mudança de Aboubakar para o Besiktas foi negociada no verão passado e os dragões não esclarecem nesta Errata quem ficou credor dos restantes 150 mil euros. 

Continue a ler esta notícia