«Mercados não podem subestimar crise hipotecária dos EUA» - TVI

«Mercados não podem subestimar crise hipotecária dos EUA»

  • Sónia Peres Pinto
  • 29 nov 2007, 19:15
Presidente da CMVM, Carlos Tavares

Ainda não se conhecem agentes atingidos pela crise, diz presidente da CMVM

Relacionados
Para o presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a crise hipotecária nos Estados Unidos («subprime») ainda não passou.

De acordo com Carlos Tavares, «nem quer foi analisada a extensão do problema», garantiu à «Agência Financeira», à margem do seminário sobre Fundos de Investimento Imobiliários, que decorreu esta quinta-feira em Lisboa.



O presidente da CMVM disse mesmo que «hoje nem sequer são conhecidos os agentes que foram atingidos por esta crise», o que no entender do presidente do orgão regulador obriga a que os mercados não possam «subestimar» a crise.

As declarações de Carlos Tavares à «Agência Financeira» surgem um dia depois do governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, ter-se mostrado cauteloso quanto ao desenvolvimento da referida crise. «O sector financeiro pode trazer ainda mais algumas surpresas», salientou o responsável num almoço organizado pela Câmara de Comercio de Lisboa, esta quarta-feira.

Ainda de acordo com Vítor Constâncio, desde Agosto tem-se desenvolvido uma «turbulência financeira com riscos de atingir o nosso país». No entanto, o governador aguarda mais desenvolvimentos a fim de fazer uma nova avaliação sobre a conjuntura. «Para 2008, tudo aparece mais incerto que há uns meses. Estamos, neste momento, à espera de uma maior clarificação das perdas de capital dos EUA e europeias», referiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados