NASA e Google lançam mapas de poluição - TVI

NASA e Google lançam mapas de poluição

Mapa

A Nasa lançará o satélite «OCO» para medir CO2 na atmosfera. Os resultados vão estar no Google Earth

Relacionados
A Nasa lançará na madrugada desta terça-feira o OCO (Observatório Orbital de Carbono), que servirá para saber as medidas exactas globais de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera da Terra, revela a Agência Espacial Americana. Através do Google Earth é possível aceder aos mapas mundiais que mostram os níveis de contaminação do ar, revela a agência EFE.

Os cientistas analisarão os dados, obtidos pelo OCO, com o objectivo de melhorar e entender os processos naturais e as actividades humanas que regulam a abundância e a distribuição de CO2. Este procedimento permitirá fazer previsões mais acertadas sobre os níveis de CO2 e reconhecer o efeito que estes têm no clima e na Terra.

Por outro lado, um mapa do Google, chamado «Projecto Vulcão», já permite conhecer as emissões de CO2 nos Estados Unidos. «A difusão deste projeto no Google Earth leva a informação à casa de qualquer pessoa que tenha um computador», afirmou Kevin Gurney, professor da Universidade Purdue.

«O nosso projecto fornece uma descrição de onde e quando a sociedade é influenciada pelo clima através das emissões de dióxido de carbono», acrescentou. Segundo o cientista, o projeto pode exclarecer a mudança climática e ajudar as pessoas a informar-se sobre o nível de contaminação no seu país ou região. «Será como calcular o rendimento de um carro movido à gasolina», afirmou Gurney à EFE.

Este projecto, em que participa a NASA e o Departamento de Energia dos Estados Unidos, consta desde 2002 com mapas interactivos, que detalham estas emissões por horas, regiões e tipo de combustível.
Continue a ler esta notícia

Relacionados