Lisboa: PJ detém «correios da droga» no aeroporto - TVI

Lisboa: PJ detém «correios da droga» no aeroporto

  • Portugal Diário
  • Pedro Sales Dias
  • 5 mar 2007, 18:04
Foto: PJ Lisboa (arquivo)

Transportavam 5.340,40 gramas de cocaína dentro do organismo

Dois venezuelanos, um holandês e um guineense foram este último fim de semana detidos no aeroporto de Lisboa, por tráfico de estupefacientes, durante uma operação da PJ designada «operação Marçagão».

Os «correios da droga», com origem no continente sul-americano, foram interceptados pela PJ de Lisboa com um total de 5.340,40 gramas de cocaína que se destinavam ao mercado de consumo europeu, referiu fonte daquela força de investigação ao PortugalDiário.

PJ alerta para o uso de «correios de droga» africanos

Os três primeiros elementos provenientes de Caracas, com 40, 34 e 25 anos, transportavam cápsulas de cocaína no interior do organismo destinadas a Amesterdão. Dentro de si, tinham em média cerca de 80 «bolotas» daquela substância.

Quanto ao segundo indivíduo, com 42 anos, a PJ de Lisboa faz uma clara distinção, dado o diferente modus operandi e o facto de ser um cidadão guineense. «Trata-se de uma realidade recente e rara até há um ano», afirmou a policia de investigação acrescentando que os cidadãos africanos são cada vez mais usados como «correios de droga», algo que não acontecia.

O guineense, proveniente de Fortaleza, Brasil, trazia consigo 52 «bolotas», com o dobro do peso e do tamanho «normalmente verificado nestas situações», que teriam como destino o continente africano. As cápsulas encontravam-se revestidas também de «papel de prata» para dificultar a detecção por raio-x no aeroporto. «É algo novo. Foi a primeira vez que verifiquei esse tipo de revestimento», aludiu a PJ.

Os quatros detidos aguardam julgamento em prisão preventiva.
Continue a ler esta notícia