Belenenses apela a Liga e FPF para que SAD não use o mesmo nome - TVI

Belenenses apela a Liga e FPF para que SAD não use o mesmo nome

Vitória Guimarães-Belenenses

Emblema do Restelo enviou missiva antes da nova temporada

[artigo atualizado às 20h15, com reação da SAD]

Na antecâmara de uma nova temporada, o Belenenses (clube) enviou uma carta à Liga e à Federação Portuguesa de Futebol, para que a SAD seja impedida de usar a mesma designação.

«Na sequência de contactos realizados em momentos anteriores, e à entrada para uma nova temporada desportiva, entendeu o CF Os Belenenses relembrar os agentes desportivos de que existem decisões judiciais – providência cautelar, confirmada por unanimidade por um Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa – que impedem a SAD que joga no Estádio do Jamor de continuar a utilizar as marcas (nominativa e figurativa) pertencentes ao CF Os Belenenses», refere a nota do emblema do Restelo.

Na missiva enviada à Liga e à Federação, o clube reitera que «não está autorizada a utilização das marcas Belenenses (nominativa ou figurativa) para identificar qualquer das SAD participantes na Liga NOS, na Liga Revelação (prova do escalão sub-23), na Taça da Liga e na Taça de Portugal, pelo que não poderá ser usado pela SAD detida maioritariamente pela empresa Codecity, em caso algum».

A direção liderada por Patrick Morais de Carvalho lembra que a SAD deixou de usar o símbolo do clube (ndr. em março), mas que não adotou a designação "B", que entretanto registou, e continuou a usar o nome "Belenenses".

A SAD reagiu entretanto, considerando que o comunicado do clube é «falso e proferido de má fé».

A sociedade liderada por Rui Pedro Soares refere que, na sequência de uma providência cautelar de 2018, o clube terá esclarecido que não existia qualquer pedido relativamente à denominação "Belenenses".

A SAD refere ainda que assume a dívida à Federação Portuguesa de Futebol relativa ao Totonegócio II, e evoca o artigo da Lei das Sociedades Desportivas que determina que «um clube desportivo só pode dar origem a duas ou mais sociedades desportivas se cada uma delas tiver por objeto uma única modalidade desportiva».

«Ora, como o CFB já constituiu uma Sociedade Anónima Desportiva de Futebol, não pode constituir outra da mesma modalidade, pelo que a Belenenses SAD, como quer que se chame e quaisquer que sejam os símbolos que use, foi, é e sempre será a Sociedade Desportiva de Futebol Profissional do CFB», conclui o comunicado.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE