Portugal já tem 5ª maior área de outlets comerciais da Europa - TVI

Portugal já tem 5ª maior área de outlets comerciais da Europa

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Portugal passou a ter a quinta maior área de centros comerciais outlet da Europa no ano passado.

Isto graças à inauguração de três novos empreendimentos, revelam dados hoje divulgados pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield Healey & Baker (CWHB).

De acordo com o relatório sobre outlets, centros comerciais de lojas de desconto situados fora dos centros urbanos, a área de empreendimentos do género passou de 36 mil metros quadrados para 163 mil metros quadrados em 2004, com a inauguração do Nassica de Vila do Conde, Lago Discount e do Freeport de Alcochete, o maior da Europa.

Segundo a CWHG, citada pela Lusa, as rendas mensais destas lojas estão actualmente em 20 a 25 euros por metro quadrado, um quarto do praticado em centros comerciais e nas ruas comerciais das principais cidades.

A nível europeu, o crescimento da área de outlets vai continuar nos próximos anos, mas a um ritmo mais lento, e em Portugal não estão previstas inaugurações, adianta a consultora imobiliária.

O Reino Unido e a França, onde o conceito foi lançado na Europa, em meados dos anos 80, são os países com maiores áreas, que nos próximos anos deverão aproximar-se de 500 mil metros quadrados e 600 mil.

Na lista elaborada pela CWHB, surgem acima de Portugal a Espanha e a Itália, enquanto a posição imediatamente inferior cabe à Polónia, que deverá registar o maior crescimento de unidades deste formato nos próximos anos.

No final de 2004, existiam cem outlets na Europa, com uma área total de 1,625 milhões de metros quadrados.

Este ano, devem ser colocados no mercado 16 empreendimentos, com uma área de 163 mil metros quadrados inaugurada, que deverá cair para 110 mil metros quadrados até 2007, segundo previsões da consultora imobiliária.

O Freeport de Alcochete é actualmente o maior outlet da Europa, com 75 mil metros quadrados, mais do dobro da área do segundo maior, o Serravalle Scrivia, em Itália.
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