Bruxelas prolonga garantias para banco Dexia - TVI

Bruxelas prolonga garantias para banco Dexia

Dexia

Comissão Europeia aprova prolongamento de garantias de 55 mil milhões de euros até janeiro de 2013

A Comissão Europeia aprovou esta quarta-feira um prolongamento das garantias de 55 mil milhões de euros dadas pela França, Bélgica e Luxemburgo ao banco Dexia até 31 de janeiro de 2013, de forma a cobrir as necessidades de financiamento do grupo.

«A Comissão decidiu prolongar as garantias acordadas pelos três Estados até 31 de janeiro de 2013, sendo que este novo prazo será aproveitado para apresentar um novo plano de reestruturação compatível com as regras de ajudas de Estado», afirmou o porta voz da Comissão Europeia da Concorrência, Antoine Colombani, em conferência de imprensa.

Bruxelas decidiu também aprofundar a sua investigação do plano de reestruturação do Dexia e a sua filial DCL, aberta em 2011, com a finalidade de examinar formalmente uma insolvência ordenada do grupo.

As garantias têm uma validade de três anos e são suportadas pela Bélgica em 60,5%, França (36,5%) e Luxemburgo (3%).

A Comissão Europeia aprovou temporariamente as ajudas até 21 de dezembro de 2011 no valor de 45 mil milhões de euros, mas permitiu a sua ampliação para 55 mil milhões de euros atuais com a condição de que os Estados em causa apresentassem um plano de reestruturação.
Continue a ler esta notícia