Vão abrir mais 18 centros comerciais em Portugal - TVI

Vão abrir mais 18 centros comerciais em Portugal

Centro Comercial

Apesar da crise, os promotores continuam a apostar em Lisboa e Porto

Relacionados
Um total de 18 centros comerciais deverão ser inaugurados em 2009 e 2010, totalizando uma área 740 mil metros quadrados, segundo dados da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), avança a «TSF».

No anuário da APCC, 2008/2009, são apontados os projectos que estavam marcados para este ano, num total de uma dezena, incluído o Dolce Vita Tejo, com a maior Área Bruta Locável (ABL), de 122 mil metros quadrados, que vai ser inaugurado a 7 de Maio, pelo promotor Chamartín Imobiliária.

Segundo a mesma rádio, em Portugal, o valor médio de ABL por mil habitantes é de 228,6 metros quadrados, ou seja, acima da média europeia.

Colombo vai ser destronado

O Dolce Vita passa a ter a maior área, em Portugal, destronando o centro comercial Colombo que tem 119.958 metros quadrados, embora tenha 401 lojas.

A APCC destaca a entrada no mercado de três «retail parques», em Lisboa e Portimão, em 2009, e em Setúbal, em 2010, representando oito por cento da ABL total.

Apesar do «contexto adverso», como salienta a associação, os empreendimentos estão autorizados e com abertura confirmada pelos respectivos promotores que continuam a preferir as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, onde será instalada metade da área comercial.

A região de Lisboa deverá assistir ainda à inauguração de novos espaços em locais como Alverca ou Sintra.

Os centros classificados de grandes (entre 40 mil e 80 mil metros quadrados) e muito grandes (superiores a 80 mil metros quadrados) são 16 e correspondem a 16,3 por cento do total mas são responsáveis por 42,5 por cento da área, 36,3 por cento das lojas e cerca de 44 por cento do emprego.

A Área Metropolitana de Lisboa concentra 38 centros comerciais, sobretudo na periferia norte (18) e na cidade (12).
Continue a ler esta notícia

Relacionados