Sócrates analisa hoje impacto das medidas anti-crise - TVI

Sócrates analisa hoje impacto das medidas anti-crise

José Sócrates

Em causa iniciativa para o investimento e emprego

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, preside esta quarta-feira a uma reunião com os parceiros sociais para fazer um ponto da situação das medidas já tomadas pelo executivo para o combate à actual crise económico e financeira internacional.

Segundo fonte do executivo, na reunião, prevista para as 15h30, além de José Sócrates, estará também presente o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva.

Sócrates «animado» com taxa de desemprego

Reduzir deduções fiscais: Sócrates quer dar o exemplo

«Esta reunião servirá para fazer o ponto da situação das medidas tomadas pelo Governo no âmbito da sua iniciativa para o investimento e emprego», adiantou à agência Lusa a mesma fonte.

Da iniciativa para o investimento e emprego fazem parte programas lançadas pelo executivo para a modernização das escolas (investimento na ordem dos 500 milhões de euros), para o desenvolvimento da energia sustentável (cerca de 250 milhões de euros) e da modernização da infra-estrutura tecnológica (despesa fiscal de 50 milhões de euros).

Também neste pacote de medidas estão as linhas de crédito para as pequenas e médias empresas (2000 milhões de euros), a criação de um fundo de reestruturação industrial e apoio aos mecanismos de seguro de crédito à exportação (cerca de 4.000 milhões de euros), a redução do pagamento especial por conta (cerca de mil milhões de euros) e a aceleração do reembolso do IVA.

No âmbito do emprego fazem parte medidas como os apoios à manutenção do emprego e ao acesso de jovens ao mercado de trabalho, assim como as medidas de apoio ao regresso ao emprego para desempregados com mais de 55 anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados