Liga Conferência: Shkupi-Santa Clara, 0-3 (crónica) - TVI

Liga Conferência: Shkupi-Santa Clara, 0-3 (crónica)

A vantagem da estabilidade

O Santa Clara encaminhou a passagem à terceira pré-eliminatória da nova Liga Conferência da UEFA, ao vencer o Shkupi, na Macedónia do Norte, por 3-0.

É uma vantagem alicerçada na estabilidade. Daniel Ramos apresentou um onze integralmente formado por jogadores que transitaram da época passada, e a equipa portuguesa foi claramente superior.

Para além das caras já conhecidas, o Santa Clara foi fiel também ao fio de jogo que levou ao apuramento europeu. Mesmo a jogar fora quis logo assumir as despesas do jogo e procurou recuperar a bola o mais rápido possível.

O capitão Anderson Carvalho dispôs da primeira ocasião, logo ao minuto 10, e depois Carlos Júnior, com um desvio por cima (28m) e Morita, com um remate ao lado (28m) deixaram o aviso para o que aí vinha: um autogolo de Rwatubyaye deu vantagem à equipa portuguesa, após jogada entre Allano, Morita e Lincoln na ala esquerda.

O japonês ainda voltou a assustar o guarda-redes contrário antes do intervalo, mas o Santa Clara foi para o descanso com uma vantagem que até pecava por escassa.

O Shkupi fez duas substituições ao intervalo e voltou ao jogo disposto a reagir, mas João Afonso intercetou um remate perigoso de Ali Adem e, logo a seguir, o Santa Clara aumentou a vantagem. Allano fugiu pela esquerda e cruzou na medida certa para a conclusão de Carlos Júnior, ao segundo poste (49m).

Marco Pereira pouco trabalho teve, mas mostrou segurança nas poucas situações de perigo do Shkupi, que ao cair do pano ainda sofreu um terceiro golo, já em período de descontos.

Lançado a dez minutos do fim, Costinha ainda foi a tempo de garantir um terceiro golo de vantagem na eliminatória.

O Santa Clara está lançado para a terceira pré-eliminatória, e pode começar a estudar Olimpija Ljubljana (Eslovénia) e Birkirkara (Malta), os possíveis adversários.

Continue a ler esta notícia