A calculadora para ver quem avança no Campeonato de Portugal - TVI

A calculadora para ver quem avança no Campeonato de Portugal

Salgueiros

Última jornada da primeira fase

Um fim de semana de intenso futebol por todo o país. O Campeonato de Portugal entra na última jornada da fase regular com muitos lugares por decidir.

Vão ser 40 jogos no total de Montalegre até Faro e emoção haverá de certeza pois há muitas equipas a tentar chegar à fase de promoção. Há até um confronto que não há muito tempo tinha a Liga como palco: vai acontecer entre Naval e U. Leiria .

O Maisfutebol faz-lhe o guia das contas de um campeonato que atravessa o país de Norte a Sul, e vai das Ilhas até à fronteira com Espanha e que, como poderá ver se clicar nos links, tem muita história para ser falada. 

Para já, saiba que estão apuradas as seguintes formações: Merelinense, Amarante, UD Oliveirense, Gafanha, Fátima, Praiense, Real, Farense e Louletano.

Em caso de dúvida, pode consultar as classificações, as jornadas e fazer o confronto direto entre duas equipas aqui.

Série A – Uma equipa belíssima

Há uma formação invencível no Minho e até já passou pelo Maisfutebol. O Merelinense está qualificado para a fase de promoção com 14 vitórias e três empates. Acaba a primeira fase em Bragança e vai assistir de camarote à luta entre AD Oliveirense e Vilaverdense.

Estas duas equipas têm 35 pontos e a vantagem no confronto , como pode ver aqui,  está para a formação de Santa Maria de Oliveira, freguesia de Famalicão. Um triunfo qualifica automaticamente a AD Oliveirense. Aqui as contas não são difíceis. Um deslize e o Vilaverdense pode chegar à disputa pela subida aos campeonatos profissionais, desde que faça mais um ponto que a AD Oliveirense.

A AD Oliveirense defrontou esta época o Sp. Braga na Taça de Portugal

Série B – Madeira decide ou vira enorme confusão

A vitória do já qualificado Amarante na penúltima jornada frente ao Marítimo B deu esperança ao Trofense e deixou vivo o Felgueiras. No entanto, a equipa da Madeira tem a faca e o queijo na mão. Joga em casa com o vizinho Camacha e depende apenas de si própria para alcançar a próxima fase.

Não pode é perder, pois aí sabe que será eliminada, porque Felgueiras e Trofense defrontam-se e pelo menos um deles ganha pontos. Em caso de empate passa o Felgueiras, se o Trofense vencer (e o Marítimo B perder), ficam as três equipas com 32 pontos: a vantagem é para a Trofa, que faz oito pontos numa liga entre os três.

Apesar de poder chegar aos 32 pontos, o Aliança de Gandra está eliminado, pois perde sempre no confronto direto.

O Amarante já está qualificado

Série C – Salgueiros na pole position

A UD Oliveirense está à parte, pois está apurada. Já o Salgueiros parte na frente da Sanjoanense. Na ronda anterior, as duas equipas defrontaram-se, os portuenses venceram por 3-0 e chegaram ao segundo lugar. Apenas a derrota em Gondomar conjugada com vitória da Sanjoanense pode tirar o Salgueiros da próxima fase. Um empate em Gondomar chega, portanto.

Salgueiros a um ponto do play-off de subida

Série D – Cuidado com o último da corrida

O Gafanha vai cumprir calendário no terreno do Tourizense, pois já resolveu a ida ao play-off de promoção. Por isso, estão na contenda Lusitano de Vildemoinhos, Anadia e Mortágua.

A equipa dos Trambelos está na frente com 31 pontos, mas se Anadia e Mortágua pontuarem, o Lusitano tem obrigatoriamente de o fazer pois perderá para os rivais no confronto direto.

Portanto, a matemática é a seguinte.

Se as três equipas ficarem com 31 pontos (derrota do Lusitano perca) a vantagem é do Mortágua porque pontuou mais nos jogos com os outros dois candidatos.  

Caso o empate a 31 pontos seja apenas entre Lusitano e Anadia, passa o Anadia por diferença de golos.

Se for Lusitano e Mortágua com 31, passa o Mortágua por confronto direto.

Se o Lusitano perder pontos (31 ou 32 pontos) e Anadia e Mortágua vencerem os respetivos jogos, as duas equipas ficam empatadas com 33 pontos, mas quem passa é o Anadia devido ao confronto direto.

O Gafanha está tranquilamente na fase seguinte

Série E- Salve-se quem puder, diz Fátima

A maior confusão de todas as séries. A imprevisibilidade é tão grande que é preciso estar bem preparado com uma calculadora. Só não será se o Sertanense vencer em casa do Fátima, que já se pôs a salvo e garantiu o apuramento numa série em que cinco equipas podem chegar à vaga final.

O que há a fazer aqui é mini-campeonatos. Por exemplo, o Sertanense pode ficar empatado com Operário, U. Leiria, Benfica Castelo Branco e Sp. Ideal. No entanto, as equipas a sublinhado nunca podem ficar empatadas com as que estão em itálico e chegar ao play-off.

Assim, o mais fácil é dividir-se em blocos.

- Sertanense, Operário e U. Leiria

O Sertanense passa se as três equipas ficarem empatadas com 33 pontos. Passa ainda se ficar em igualdade apenas com a U. Leiria.

Se a igualdade for apenas entre Sertanense e Operário passam os açorianos.

Porém, se o empate pontual for só entre U. Leiria e Operário nos 35 pontos (Sertanense com 33 ou 34), a vantagem é definida por quem vencer o respetivo jogo por mais golos: estão ambas com +14.

- Sertanense, Benfica Castelo Branco ou Sp. Ideal

Benfica Castelo Branco e Sp. Ideal defrontam-se. Precisam de vencer e ainda que Sertanense, Operário e U. Leiria não ganhem.

Quem vencer pode ficar igualado com a formação da Sertã, mas a vantagem é sempre desta.

Sertanense na frente para a última vaga de uma série bem complicada

Série F – Torreense no tudo por tudo

A emoção vai passar outra vez pelos Açores numa série em que há uma vaga para duas equipas. O Praiense está qualificado.

A luta está portanto entre Torreense e Mafra. A formação de Torres Vedras era terceira na jornada anterior, bateu o Mafra e agora está em posição vantajosa.

Porém, joga com o primeiro, nos Açores. Se fizer pior resultado que o Mafra não chega ao play-off de promoção.

As duas últimas jornadas do Torreense implicavam jogos com os dois primeiros: o Mafra caiu, mas é preciso assegurar o play-off em casa do líder Praiense

Série G – Real problema dos outros

Sacavenense e Sintrense discutem quem vai ao play-off, no qual já está o Real, de Massamá. A formação de Sacavém só precisa de pontuar. Se não o fizer, é ultrapassada de se o Sintrense vencer.

O Sacavenense joga com o último, o Atlético, que tem dois pontos. Os de Sintra jogam com o Barreirense.

Série H – Isto parece o mar

Tudo resolvido, tudo calmo como o mar do Algarve. Farense e Louletano estão assegurados na fase seguinte.

Continue a ler esta notícia