Clima: Sócrates saúda acordo na UE - TVI

Clima: Sócrates saúda acordo na UE

José Sócrates

Primeiro-ministro diz que acordo sobre combate às alterações climáticas reforça posição de liderança nas negociações de Copenhaga

Relacionados
O primeiro-ministro português saudou o acordo alcançado entre os líderes europeus sobre o combate às alterações climáticas, escreve a «Lusa». José Sócrates considerou, esta sexta-feira, em Bruxelas, que tal reforça a posição de liderança da Europa nas difíceis negociações de Copenhaga.

José Sócrates explicou que, embora não haja montantes definitivos, na cimeira de chefes de Estado e de governo da União Europeia ficaram claros os princípios para a repartição de custos, quer no seio da UE, como também ao financiamento a prestar aos países em desenvolvimento, com vista à redução de emissões.

Ambiente: UE adia para Copenhaga apoios a países pobres

O principal critério a ser tido em conta vai ser o da riqueza, ou seja, a capacidade de pagamento. Sócrates considera que a decisão é «da mais elementar justiça», uma vez que beneficia os países pobres.

O chefe do governo português vê o acordo como uma «boa notícia para o Mundo», já que a Europa pode assim apresentar-se na conferência de Copenhaga com uma «posição de liderança bem estabelecida e bem clara» e um «mandato claro» paras as negociações uqe prevê serem «muito difíceis».

A conferência de Copenhaga, de 07 a 18 de Dezembro, tem como objectivo concluir um acordo que deve entrar em vigor antes de expirar a primeira fase do Protocolo de Quioto, em Janeiro de 2013, para travar de forma vinculativa as emissões de dióxido de carbono.
Continue a ler esta notícia

Relacionados