Kim Jong-un revela objetivo da Coreia do Norte: ser a maior força nuclear do mundo - TVI

Kim Jong-un revela objetivo da Coreia do Norte: ser a maior força nuclear do mundo

Nesta foto fornecida pelo governo norte-coreano, o seu líder Kim Jong Un participa numa sessão de fotos com soldados, 27 de abril de 2022 (Korean Central News Agency)

Militares e cientistas que desenvolveram novo míssil foram distinguidos pelo Estado

Depois dos vários testes com mísseis balísticos realizados pela Coreia do Norte nas últimas semanas, o líder do país veio explicar qual é o grande objetivo: ser a força nuclear mais poderosa do mundo.

As declarações de Kim Jong-un, que promoveu dezenas de militares e cientistas que trabalham no programa nuclear, surgem depois de um teste mais recente com o novo Hwasong-17, um míssil balístico intercontinental que o líder norte-coreano apelidou de “maior arma estratégica mundial”.

Apostada em construir o maior arsenal nuclear do mundo, a Coreia do Norte aposta nesse armamento para proteger a dignidade e soberania do seu povo e Estado. Por isso, e segundo o líder norte-coreano, os mais recentes testes nucleares mostram a determinação do país em construir o melhor arsenal nuclear.

Acredita Kim Jong-un que os cientistas norte-coreanos permitiram um “magnífico passo em frente no desenvolvimento da tecnologia de ogivas nucleares”, ainda que sem especificar o que queria dizer com isso.

Os militares e cientistas responsáveis pelo desenvolvimento do Hwasong-17 receberam a distinção de heróis da Coreia do Norte e uma estrela dourada. Agradecidos pelo galardão, os responsáveis prometeram continuar a servir Kim Jong-un: "Os mísseis vão voar vigorosamente na direção que ele indicar".

A tensão na península coreana atinge níveis sem precedentes devido aos repetidos testes de armas norte-coreanos, às manobras dos aliados e à possibilidade de que, conforme indicam os satélites, o regime de Kim Jong-un já esteja pronto para realizar o seu primeiro teste nuclear desde 2017.

Continue a ler esta notícia